A roadster R 12 Nine T é uma moto para uso urbano, mas também para viagens. Tem design minimalista e tradicional: exibe farol redondo, tanque com encaixe para as pernas, bancos pequenos, para-lama dianteiro curto e rente à roda, para-lama traseiro bem elevado e rabeta curtinha e arrebitada.
A moto também tem escape duplo com ponteiras curtas, no lado esquerdo, e suspensão dianteira ajustável, invertida e com o tubo de cima pintado na cor dourada. Os freios são Brembo, com disco duplo na frente e simples atrás, e as rodas são raiadas.
A R 12 NineT é assumidamente inspirada na R 1200 NineT, modelo semelhante que foi lançada lá fora em 2013 e que chegou a ser vendido no mercado brasileiro por curto período, em 2014 e 2015.
Já a cruiser R 12 chega para ser uma opção menor a mais barata à custom grande R 18. Além do uso urbano, também é feita para viagens. Tem tanque mais gorducho e em foma de gota, banco com duas alturas, para-lama dianteiro igual ao da NineT, para-lama traseiro em estilo custom (mas não tip helmet) e tubos das suspensões pintados na cor preta. O escape duplo é o mesmo da roadster, mas as rodas são de liga leve.
Segundo a BMW, o chassi (quadro) usado nas duas é completamente novo. E ambas também usam o mesmo painel de instrumentos - que, fugindo às telonas de presentes em várias motos da marca, aqui é uma telinha retangular pequena e discreta, posicionada logo à frente do guidão.
As duas têm outos baratos, como tomadinhas USB-C, 12 Volts e modos de pilotagem - rain, road e dynamic na R 12 nineT e roll e rock na R12. Controle de tração (DTC), iluminação full-LED e chave presencial também são itens de série.
Motor é bem conhecido
Já o motor é o conhecido boxer de 1.170 cm³ que já equipou - e ainda equipa - vários modelos BMW. Com origem no "sport boxer" usado na HP 2 Sport de 2007, tem refrigeração a ar e óleo. Na R 12 Nine T, entrega 109 cv de potência a 7.000 rpm e torque de 11,5 kgf.m a 6.500 rpm. Já na R 12, rende 95 cv a 6.500 rpm e torque de 11 kgf.m a 6.000 rpm.Cada uma delas será vendida em três opções de cores. A R 12 Nine T terá as opções Blackstorm Metallic, San Remo Green Metallic e Option 719 "Aluminium" com Night Black solid paint. Já a R 12 virá com as cores Blackstorm metallic, Aventurine Red metallic e Option 719 "Thorium" in Avus Silver metallic. São nomes pomposos para preto metálico ou sólido, verde, vermelho e prata.
Naturalmente neste momento não há previsão de chegada dos dois modelos ao Brasil. Como a antiga R NineT durou pouco por aqui e o segmento custom/cruiser de alta cilindrada é bem pequeno, temos dúvidas se um dia virão.
Comentários