BMW lançará naked M 1000 R em 2023

De acordo com documentos divulgados, motocicleta da fabricante alemã terá motor de 999 cm³ com 209,3 cv de potência

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Alexandre Ciszewski
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Já se passaram quase dois anos desde que a BMW lançou a M 1000 RR, a primeira motocicleta da marca bávara com a sigla "M" de sua divisão de preparação. A moto, inclusive, ganhou uma edição especial M 1000 RR 50 Years no primeiro semestre deste ano.

Esperávamos que não fosse a única e agora temos certeza: uma segunda moto com a sigla "M" foi confirmada, e será baseada na musculosa S 1000 R - ou seja, uma naked.

BMW M 1000 RR
A BMW terá mais uma moto preparada pela divisão "M": em 2023 virá a M 1000 R
Crédito: Divulgação
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Um novo modelo M 1000 R apareceu em documentos de certificação de veículos na Suíça e na Alemanha. No entanto, a M 1000 R não será a única novidade, pois os mesmos documentos confirmam que a BMW também apresentará uma S 1000 RR atualizada e com um motor revisado.

Desempenho da BMW M 1000 R

Segundo o documento suíço, os modelos M 1000 R e S 1000 RR têm 209,3 cv a 13.750 rpm. Um pouco abaixo dos 212 cv da M 1000 RR a 14.500 rpm, mas acima dos atuais 207 cv da S 1000 RR a 13.500 rpm e um salto considerável em relação aos 164 cv da S 1000 R a 11.000 rpm.

O motor das novas M 1000 R e S 1000 RR 2023 adotará o sistema de distribuição de válvulas variável ShiftCam da BMW
Crédito: Divulgação
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O pico de torque é em 11,5 kgf.m a 11.000 rpm. Isso é o mesmo que o atual da S 1000 RR, mas difere dos 11,6 kgf.m da S 1000 R a 9.250 rpm. Isso sugere que o motor de 999 cm³ da M 1000 R terá o mesmo ajuste que o da S 1000 RR, e não o ajuste mais acessível da S 1000 R atual. Também sugere que o modelo "M" adotará o comando de válvulas variável ShiftCam.

Além disso, há outra diferença importante: a "M" tem valores mais altos para emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, o que sugere um sistema de escape diferente - o que não deve ser surpresa em um modelo "M".

A nova motocicleta M 1000 R será baseada na musculosa naked S 1000 R
Crédito: Divulgação
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A relação de transmissão final da nova S 1000 RR e a distância entre-eixos de 1,46 m são as mesmas da M 1000 RR, alcançada por meio de uma corrente mais longa e trocando a roda dentada traseira de 45 dentes da atual S 1000 RR por outra, com 46 dentes. A relação de transmissão final da M 1000 R sugere uma roda dentada de 47 dentes e tem uma distância entre-eixos ainda maior, de 1,47 m, ou 0,5 cm a mais que a da S 1000 R.

A BMW M 1000 RR 50 Years foi lançada no primeiro semestre deste ano
Crédito: Divulgação
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O documento suíço também mostra que a M 1000 R tem pneu traseiro 200/55 ZR17, assim como a M 1000 RR. A S 1000 RR, no entanto, usa um 190/55 ZR17. Não está mencionado de forma explícita na documentação, mas podemos esperar que a M 1000 R tenha rodas de carbono, bem como os mesmos freios que a M 1000 RR.

A BMW se afastou das principais feiras internacionais de motocicletas nos últimos anos, mas espera-se que esteja presente no Intermot, o Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, em outubro próximo. Suspeitamos que a M 1000 R e a S 1000 RR serão anunciadas pela marca nas próximas semanas, e que pelo menos uma delas estará no evento.

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