Dylan Ruddy/Bikesales
A BMW M 1000 R é o mais recente lançamento da marca de Munique com a grife "M" - ou seja, com alguma preparação feita pela divisão esportiva da BMW. E pode ser considerada uma obra de arte.
O termo "obra de arte" é frequentemente usado injustamente, mas esse não é o caso aqui. Muita raramente, talvez nunca, uma moto chega à perfeição. Pois essa BMW chegou muito perto. Muito mesmo.
Tudo começa com a letra "M". Para desavisados, por parecer apenas uma nomenclatura. Mas quem conhece a BMW sabe que que a letrinha significa que a moto (ou o carro) tem especificações e performance do mais alto nível possível nas fileiras da marca alemã.
Historicamente, desde que a divisão de preparação surgiu, em 1972, a designação "M" sempre foi aplicada apenas aos automóveis da BMW. Mas isso mudou em 2017, quando a divisão de motocicletas da marca também passou a ter modelos "M" em duas fileiras - a primeira foi a incrível superbike M 1000 RR.
Naquela época a BMW disse que faria mais motos "M", e a promessa foi cumprida este ano com a chegada dessa M 1000 R. É uma versão da susperbike, sim, mas com visual naked - sem carenagens e apêndices aerodinâmicos extremos. Essa moto, com um "R" só, se propõe a entregar desempenho similar ao da RR, mas de forma um pouco mais acessível em maneabilidade e preço.
E a BMW passou no teste com folga. A M 1000 R é uma moto espetacular. É emocionante, luxuosa e high tech. Recomendo que o caro leitor faça um test-ride: você vai nos agradecer!
Na Austrália, a M 1000 R custa 32.290 dólares locais. Considerando o nível de equipamentos e especificações da moto, e também o prestígio de ser uma "M", não é um preço injusto.
Para comparar, a esportiva carenada BMW S 1000 R (que é a base desta M 1000 R) custa 22.090 dólares australianos. Mas a "M" tem mais potência, mais tecnologia e mais recursos de série - inclusive o comando de válvulas variável BMW ShifCam e o escape da grife eslovena Akrapovic. E, para referência, a inigualável M 1000 RR começa em 55.440 dólares locais.
Mais referências? A Ducati Streetfighter V4 começa em 34.900, a Aprilia Tuono V4 Factory parte de 33.490, a KTM 1290 Super Duke R custa 30.915, a Triumph Speed Triple RS vem de 28.990 e a Yamaha MT-10SP tem preço inicial de 28.499. Todas são furiosas, mas apenas a Duati Streetfighter V4 chega perto da M 1000 R em potência - 208 cv na italiana e 210 cv na alemã.
E quem quiser um pouco mais de pimenta na M 1000 R pode compra, junto, o pacote M Competition (que estava na unidade que testamos). Aí o preço sobe para 39.890 dólares australianos. O pacote inclui rodas de fibra de carbono, pintura diferenciada Black Storm Metallic/M Motorsport, GPS com função de controle de volta em pista e alguns outros componentes mais sofisticados.
Quando a S 1000 R atualizada foi lançada, em 2021, muita gente não ficou feliz com a potência inferior aos 163 cv da carenada S 1000 RR. Mas com a chegada da M 1000 R, não há motivos para tristeza ou decepção: são 210 cv a 13.750 rpm and 11,3 kgf.m de torque a 11,100rpm - e entregues de forma amigável e bem controlável.
O termo "amigável" aplica-se bem, pois embora a M 1000 R seja extremamente rápida e construída com certo foco em track days, também é muito usável no dia a dia, em ruas e estradas. Você consegue andar em baixas velocidades sem trancos.
Não vou me alongar em performance porque as especificações da moto falam por si. O que você pecisa saber é que há potência e torque sempre que você precisar, em absolutamente quaisquer condições e situações. A moto é muito rápida e veloz, mas não é indomável.
A parte eletrônica também é interessante. Tem mapas de injeção, quatro modos de condução inclusive um "Race Pro" customizável, controles de tração e de escorregamento lateral, ABS de última geração, luzes de LED adaptativas e suspensões semi-ativas, entre outros recursos.
Mas, calma: tem mais. A "M" também com quickshifter, painel de TFT de 6,5 polegadas com conectividade, aquecimento nos punhos, cruise control, chave presencial e baterial "M" levinha. Vale dizer que o uso dos recursos é fácil e intuitivo.
Na maneabilidade, a M 1000 R é incrivelmente leve e super ágil. Muda de trajetória facilmente e contorna as curvas com destreza. Essa "M" é apenas um pouco mais leve do que S 1000 R, mas seu comportamento dinâmico é muito superior.
A suspensão Marzochi é bastante firme, mas é semi-ativa e ajustável. Então você pode regulá-la da maneira que achar melhor, e para o local onde for pilotar - estrada, rua ou pista. A moto também um amortecedor de direção cuja pressão é ajustável, o que também ajuda na incrível maneabilidade da moto.
O que mais posso dizer? Sim, sempre há muito a falar sobre uma moto desse nível: você pode olhar para a BMW M 1000 R o dia inteiro e ainda assim vai achar novos aspectos interessantes.
Por fim, o visual da moto é coerente com sua proposta. As asinhas aerodinâmicas laterais reforçam sua proposta esportiva, mas você só sentirá seu efeito se for pilotar em altíssimas velocidades, em uma pista.
Não sou muito fã dos motores quatro cilindros em linha em motos. Para mim, eles não têm algumas características interessantes presentes nas outras configurações e frequentemente exibem uma vibração incômoda em altos giros.
Isso se aplica ao motor da M 1000 R, mas é difícil criticá-la por isso, pois o motor trabalha incrivelmente bem. Performance, estilo e tecnologia forma, aqui, um conjunto excepcional.
E é só isso. De fato, meu único "senão" com essa moto é que é realmente muito fácil andar rápido com ela. É fácil de usar em ruas e estradas, mas me parece até errado não usá-la em pistas fechadas, em track days, sob pena de não aproveitar todo o seu potencial.
A BMW M 1000 R não é moto para qualquer pessoa. Embora seja fácil de pilotar, suas respostas incrivelmente rápidas exigem experiência e destreza. Se você tem isso, essa provavelmente será a melhor moto que você já pilotou na vida.
Motor: quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas variável, 999 cm³, potência de 210 cv a 13.750 rpm e torque de 11,3 kgf.m a 11.100rpm
Transmissão: câmbio de seis marchas com quickshifter e secundária por corrente
Suspensões: dianteira Marzochi invertida, semi-ativa e ajustável, com 45 mm de diâmetro e curso de 12 cm. Traseira monochoque, semi-ativa e ajustável, com curso de 11,7 cm
Freios: disco duplo na frente de 320 m e disco simples atrás de 220 mm, com ABS.
Pneus: dianteiro 120/70 R17 e traseiro 200/55 R17
Dimensões e peso: 2,08 m de comprimento, , banco a 83 cm do solo e peso de 199 quilos a seco
Tanque: 16.5 litros