Muitas fabricantes de carros e motos aproveitam o tradicional Concorso d'Eleganza Villa d'Este para mostrar novidades - tanto conceitos quanto modelos de produção. O festival automotivo é realizado anualmente à beira do Lago Como, na Itália, e este ano o público pôde ver a BMW R20, uma moto ainda conceitual que muito provavelmente daá origem a um modelo de série.
Segundo a BMW, o modelo usa o famoso motor boxer como "elemento escultural central". De aspecto minimalista, a R20 remete ao modelo R nineT, que ate foi vendido no mercado brasileiro por um curto período.
Assim como a R nineT, a R20 é uma moto musculosa e curta - tem apenas 1,55 de entre-eixos. Resume-se, basicamente, ao tanque parrudo (de alumínio), um pequeno banco para o piloto - que é sustentado por um subquadro que nem fica aparente -, às duas rodas, um guidão e um farol dianteiro.
Em teoria, é uma moto para pequenos rolés sem levar garupa nem bagagem. A roda traseira é de liga leve, escurecida, na medida 200/55 R17. Já a dianteira é raiada, 120/70 R17.