A BMW R 1250 GS pode estar prestes a se aposentar. Mas, calma! O modelo deve ser atualizado em uma nova geração, ganhar motor maior e passar a se chamar R 1300 GS.
Essas especulações ganharam força após o lançamento da edição limitada R 1250 GS Ultimate Edition (em tradução livre, "Edição Final") na Europa, que é tratada pela BMW apenas como uma "homenagem aos 40 anos da linha GS".
O modelo terá apenas 2.100 unidades destinadas ao mundo inteiro. Ainda não foi confirmado pela marca quantos exemplares estarão disponíveis para o mercado brasileiro. Na Europa, o modelo foi lançado com preço sugerido de 26.900 euros (cerca de R$ 150 mil, na conversão direta).
A edição limitada Ultimate Edition tem como base a versão Triple Black da big trail da marca alemã. Assim, a moto tem equipamentos e recursos exclusivos, além de detalhes estéticos particulares.
A BMW R 1250 Ultimate Edition tem os pacotes Dynamic, Touring e Comfort. Ou seja, a moto sai de fábrica com o sistema eletrônico Dynamica ESA nas suspensões, modos de pilotagem Pro (com parâmetros ajustáveis pelo usuário), assim como escape Akrapovic em titânio, protetores de mãos, controle de cruzeiro, punhos aquecidos, fixação para alforjes laterais, chave presencial e iluminação full-LED, por exemplo.
As diferenças visuais ficam por conta dos pacotes Shadow I e II, que incluem rodas raiadas e outros elementos em alumínio usinado ou polido com a inscrição Ultimate Edition. As mudanças param por aí, já que o motor é o mesmo boxer bicilíndrico de 1.254 cm³ com refrigeração líquida e comando de válvulas variável que já conhecemos.
Então, já sabemos que esse motor rende 136 cv de potência a 7.750 rpm e 14,6 kgf.m de torque a 6.250 rpm, e que trabalha em conjunto com um câmbio de seis velocidades com embreagem hidráulica multidisco lubrificada a óleo e transmissão final por cardã.