BMW R 1300 GS Adventure é apresentada na Alemanha

Modelo chega para ser a nova topo de linha e certamente será vendida no mercado brasileiro. Mas é coisa para 2025

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Roberto Dutra
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Mostramos aqui, no início de abril, o lançamento da BMW R 1300 GS no mercado brasileiro. O modelo foi lançado em cinco versões (standard, Plus, Trophy, Triple Black e Option 719) e obviamente os fãs da moto sentiram falta da versão Adventure - que sempre foi a mais completa.

Pois agora acabou a espera: a BMW apresentou, na Alemanha, a esperada R 1300 GS Adventure. E o que vemos é realmente uma moto com pompa e circunstância para ser a nova topo de linha.

Bmw R 1300 Gs Adventure 2
Eis a esperada nova geração da BMW R 1300 GS Adventure. O design é exótico e imponente
Crédito: Divulgação
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    No design, mantém o toque de exotismo com o farol composto por projetor e luzes de de rodagem em forma de "X" e a "testa" preta logo acima, que abriga o radar dianteiro. Mas o que chama a atenção, mesmo, é o enorme tanque para 30 litros de combustível e os acabamentos laterais, exclusivos da nova versão.

    Bmw R 1300 Gs Adventure 3
    O motor da R 1300 GS Adventure é o conhecido boxer, que rende 145 cv de potência
    Crédito: Divulgação
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    Novidade: câmbio automatizado

    O motor nós já conhecemos: é a mais revente geração do boxer, com 1.300 cm³, 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Mas a Adventure tem outra exclusividade: opção de câmbio automatizado com dupla embreagem. É similar à Dual Clutch Tranamission (DCT) da Honda, presente em modelos como NC 750X e GL 1800 Gold Wing.

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    Um dos diferenciais da R 1300 GS Adventure são os faróis auxiliares instalados atrás do "bico"
    Crédito: Divulgação
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    Aqui batizado de "Automated Shift Assistante" (ASA), funciona da mesma forma: o sistema faz as trocas de marchas automaticamente, sem interferência do piloto, mas também permite que o condutor troque as marcas. Nesse caso, são feitas no pedal de câmbio tradicional, no pé esquerdo. Outros baratos da moto, que também estão em outras versões, são as suspensões Telelever (dianteira) e Paralever (traseira), os amortecedores com ajustes eletrônicos, quatro modos de condução, radares dianteiro e traseiro, iluminação full-LED e faróis auxiliares instalados nas laterais, logo atrás do bico dianteiro.

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    O painel com tela de TFT da R 1300 GS Adventure é igual ao das outras versões, mas o GS é opcional
    Crédito: Divulgação
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    Ainda não há data para a nova R 1300 GS Adventure chegar ao mercado brasileiro. Mas é certo que isso acontecerá, já que é a substituta natural da R 1250 GS Adventure. Deve ser coisa para o final deste ano ou o início de 2025. O preço? Nada revelado ainda, mas podemos esperar algo acima dos R$ 150 mil.

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