A BMW R 1300 GS Adventure já está em produção no Brasil. A marca alemã começou a montar a moto na planta de Manaus (AM) ontem (31/3), e a chegada às concessionárias deverá acontecer entre os meses de maio e junho.
A Adventure é a versão topo de linha mundial da BMW R 1300 GS. Que, por sua vez, é a sucessora das encarnações anteriores da GS, cujos motores tinham 1.050 cm³, 1.100 cm³, 1.150 cm³, 1.200 cm³ e 1.250 cm³. A R 1300 GS dá continuidade ao legado da big trail, que é a mais vendida do mundo em seu segmento - e uma das mais vendidas no mercado brasileiro.
A 1300, porém, é naturalmente mais moderna e tem mais tecnologia do que as antecessoras. Tem, por exemplo, a suspensão eletrônica Dynamic Suspension Adjustment (DSA) e controle de altura adaptável - que ajusta automaticamente a altura da moto quando parada e em movimento, com variação de até 3 cm.
Além disso, tem quatro modos de condução calibrados para que a moto rode com eficiência em qualquer tipo de terreno, iluminação toda em LEDs, painel com telona de TFT e sistema de radares dianteiro e traseiro - que incorpora alerta de ponto cego, frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
O design é um capítulo à parte - assim como nas GS anteriores, é do tipo ame ou odeie. Porém, ainda mais: o conjunto ótico frontal meio "achatado" é composto por um projetor coadjuvado por quatro fileiras de LED, as laterais do tanque são retas, a rabeta é arrebitada e, de maneira geral, há um aspecto robótico.
O tancão, aliás, é de alumínio e pega 30 litros de combustível - tem 11 litros a mais que nas outras versões da linha R 1300 GS. Não por acaso seu design externo é bem "quadradão".
O motor é o conhecido boxer de dois cilindros contrapostos em sua vrsão mais evoluída. Rende entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio é convencional, com seis marchas e secundária por eixo cardã. Mas, lá fora, a moto tem opção de câmbio automatizado - mas ainda não foi revelado se terá essa opção no Brasil.
A BMW R 1300 GS Adventure será vendida no Brasil em quatro opções de cores: Racing Red (vermelha), GS Trophy (amarela), Triple Black (preta, com tom sobre tom) e Option 719 Karakorum, que combina verde e prata.
Quanto a R 1300 GS Adventure vai custar no Brasil? Bem, o preço ainda não foi revelado - saberemos no final de abril, quando iremos ao lançamento da moto para a imprensa especializada. Mas levando-se em conta que antecessora R 1250 GS Adventure custava R$ 130 mil e que a atual topo de linha R 1300 GS Option 719 Tramuntana tem o mesmo preço, podemos esperar algo entre R$ 145 mil e R$ 150 mil para essa nova R 1300 GS Adventure.
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