A BMW R 1300 GS foi apresentada ao mundo em setembro último e era apenas questão de tempo até que sua vinda para o mercado brasileiro fosse confirmada. Afinal, a R 1250 GS é líder no segmento de big trail por aqui.
Pois segundo os colegas do site Motor1, a produção local tem previsão para começar em janeiro próximo e a chegada às concessionárias da marca está prevista para abril de 2024. Esses planos, no entanto, podem atrasar devido à seca na região amazônica.
A informação foi revelada aos colegas por pelo diretor da BMW Motorrad para a América Latina, Dirk Biehler. E o próprio executivo levantou a hipótese do atraso - vale lembrar que boa parte do fluxo de insumos e veículos produzidos em Manaus (AM) acontece por meios fluviais.
Enquanto a BMW R 1300 GS não chega, vale lembrar suas especificações e características. O motor é o famoso boxer com dois cilindros contrapostos, comando de válvulas variável e refrigeração líquida, que nessa nova geração tem 1.300 cm³ e rende 145 cv de potência a 7.750 rpm e torque de 14,5 kgf.m a 6.500 rpm.
É o boxer mas potente já feito pela BMW. Com ele, a moto é capaz de superar os 200 km/h e chegar aos 100 km/h partindo da inércia em apenas 3,3 segundos - índice digno de moto esportiva.
Uma das novidades na BMW R 1300 GS em relação à antecessora é ter opção de rodas raiadas ou de liga leve, dependendo da versão - mais voltada para asfaltou ou uso misto. Lá fora, as versões standard e Triple Black usam rodas de liga leve, enquanto as opções Trophy e Option 719 Tramuntana, mais afeitas ao uso misto, são entregues com rodas raiadas. Todas, porém, são sempre com aro de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás.
Outro barato da moto é suspensão adaptativa opcional, que faz a altura moto variar - dos 85 cm normais para 82 cm quando em baixas velocidades ou parada. A moto também tem quatro modos de pilotagem (chuva, estrada, eco e enduro), controles de tração, de freio motor, de partidas em ladeiras e de cruzeiro adaptativo, monitoramento da pressão dos pneus, entre vários outros recursos.
E há o design, claro, que foi totalmente renovado e é a primeira coisa que chama a atenção na nova R 1300 GS. A BMW quebrou a tradição de faróis assimétricos na moto e botou um novo conjunto ótico, com projetor e luzes de rodagem diurnas em barras diagonais - o conjunto forma uma espécie de "X". O painel é aquela conhecida telona de TFT repleta de informações, que já vemos em outras BMW.
Ainda não há qualquer previsão de preços para a nova R 1300 GS no mercado brasileiro, mas certamente ficará acima dos R$ 129.500 iniciais cobrados pelo modelo atual.