BMW R 1300 R é apresentada na Alemanha

Modelo tem o mesmo motor da R 1300 GS e vai brigar no segmento das naked de alta cilindrada e forte desempenho

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Roberto Dutra
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A BMW acaba de apresentar, lá na Alemanha, a R 1300 R. Quem conhece as siglas usadas pela marca bávara em suas motos identifica, de cara, que é uma naked.

Pois a BMW R 1300 R vai brigar justamente no segmento das naked de alta cilindrada e desempenho - que é competitivo tanto lá na Europa quanto em outros mercados, inclusive o brasileiro. Por enquanto, a vinda do novo modelo para cá é incerta.

A BMW volta a atacar no segmento das naked de alta cilindrada com a R 1300 R
Crédito: Divulgação
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Como é a BMW R 1300 R

Para se dar bem nessa disputa, a R 1300 R tem dois aspectos que se destacam: design e motorização. O visual segue a cartilha tradicional das motos da marca, com linhas cheias de personalidade que buscam diferenciá-la da concorrência. Algo, aliás, que sempre foi visto nas naked da marca.

Estão lá um farol em formato quase hexagonal e bem "bicudo", envolto por uma moldura discreta e coadjuvado por um acabamento na cor preta, logo acima. E, ainda mais acima, surge o painel de TFT bem destacado, quase como um "boné".

De perfil, a R 1300 R tem jeito musculoso e, curiosamente, poucas partes do motor ficam à mostra - contrariando a receita tradicional de qualquer naked - que, em inglês, quer dizer "nua", justamente por deixar as "partes íntimas" à mostra.

O novo modelo tem aspecto musculoso e de certa forma minimalista
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É que logo abaixo do tanque há abas laterais bem grandes e, atrás dos dois cilindros contrapostos (motor boxer, claro), há mais acabamentos plásticos escondendo os componentes mecânicos.

Mais atrás o banco do piloto tem desenho moderno e peculiar, enquanto o assento reservado ao garupa é bem pequeno e fino, quase uma licença poética. Alguém vai sofrer...

Na rabeta, por sua vez, destacam-se as alças de segurança discretas e com formato anatômico, a lanterna com visual modernoso e algo irregular, com suporte de placa e piscas destacado. Tudo relativamente simples, mas com toque de sofisticação.

A R 1300 R usa o mesmo motor da big trail R 1300 GS: o boxer que entrega 145 cv e 14,9 kgfm
Crédito: Divulgação
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A lista de itens de série pode incluir suspensão esportiva, manetes curtos, pedaleiras usinadas e ajustáveis, câmbio automatizado, duas bolhas adicionais esportivas, assento esportivo, spoiler de motor e pneus esportivos – tudo parte de um pacote que equipa uma das duas versões, chamada de Performance. A outra, básica, é a standard.

A moto também pode ter aquecimento de assento, para-brisa mais alto e bagageiros laterais que somam 55 litros, mas estes itens são acessórios.

A versão básica será vendida na cor Snapper Rocks metálica, com variantes adicionais como a Exclusive na cor Racing Blue metálica, a esportiva Performance na cor Lightwhite Uni e a premium Option 719 Kilauea, na cor Blackstorm metálica. Pois é, até as cores da moto têm nomes pomposos!

Ao contrário do que vemos na maioria das naked, a R 1300 R não exibe muito de sua parte mecânica
Crédito: Divulgação
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Outro opcional importante é o assistente de condução Riding Assistant, que tem radares dianteiro e traseiro. Ambos enviam informações para o funcionamento do controle de cruzeiro ativo (ACC) e para o alerta de colisão frontal (FCW).

Além do visual chamativo, a outra aposta da R 1300 R para se dar bem na briga as naked é o motor. E este nós já conhecemos: é o mesmo da big trail R 1300 GS. Bicilíndrico "deitado" e refrigerado a água, tem 1.300 cm³ e entrega 145 cv de potência a 7.750 rpm com 14,9 kgfm de torque, a 6500 rpm.

Assim como a versão Adventure, a naked também poderá ter o câmbio automatizado DTC-SHift, que troca as seis marchas automaticamente ou permite ao piloto trocá-las normalmente, no pé esquerdo. A secundária é por eixo cardã.

A traseira exibe alças com desenho anatômico, lanterna assimétrica e suporte de piscas e placa destacado
Crédito: Divulgação
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A R 1300 R tem três modos de pilotagem - Rain, Road e Eco. Este último permite usar o câmbio automatizado para se obter o melhor consumo que a moto pode oferecer - e consequentemente a maior autonomia. Dois outros modos, os Riding Modes Pro - Dynamic e Dynamic Pro - são opcionais de fábrica e permitem a personalização dos ajustes.

Outras especificações importantes da R 1300 R são as rodas de liga leve com raios ocos (1,4 quilo mais leves que a média), pneus 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás, os freios com disco duplo dianteiro e simples traseiro - ambos com ABS, claro - o controle de tração e a iluminação full-LED.

A moto ainda tem suspensões dianteira com tubos invertidos e traseira monochoque e apoiada em balança monobraço. Ambas têm gerenciamento eletrônico Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que monitora e compensa pré-carga e rebote.

Assim como outras BMW, a R 1300 R tem painel de TFT e set-ups feitos por um "joystick" no punho esquerdo
Crédito: Divulgação
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Com 2,12 metros de comprimento, banco a 78,5 cm/81 cm do solo, tanque para 17 litros e 239 quilos em ordem de marcha, a R 1300 R acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a 200 km/h.

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