A BMW Motorrad já tem mais novidades para o mercado brasileiro, este ano. A marca aproveitou o Festival Interlagos, que aconteceu no último fim de semana, e anunciou a pré-venda da linha 2022 dos modelos touring R 1.250 RT e K .1600 Bagger. Além disso, prepara o lançamento da esperadissima custom R18, que deve ser anunciada oficialmente em meados de julho.
A R 1.250 RT é uma das poucas motos vendidas pela BMW no Brasil que não são montadas em Manaus. Também por isso, está entre os modelos mais caros do país. Fabricada em Berlim, na Alemanha, o modelo vem importado e na linha 2022 vai custar R$ 203.900 na cor Alpine White, R$ 205.900 nas cores Racing Blue e Triple Black e R$ 209.900 na cor Mineral White.
O modelo que começa ser vendido aqui, agora, já existe lá fora desde 2020. O motor é o conhecido boxer bicilíndrico com 1.254 cm³ e comando variável, que rende 136 cv de potência a 7.750 rpm e gera 14,3 kgf.m de torque a 6.250rpm. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por eixo cardã.
Até aí tudo como antes, mas a moto traz uma novidade bem interessante: um sistema de assistência ao condutor, similar ao já usado pela Ducati Multistrada V4S, com controle adaptativo de velocidade (ACC) e detecção de ponto cego (BSD) controlados por radar. Desenvolvido pelas fabricantes em parceria com a Bosch, o dispositivo mantém a distância de outros veículos em parâmetros pré-determinados pelo piloto e avisa com alertas visuais quando veículos fora da área de visão dos espelhos se aproximam.
Além disso, a R 1.250 RT ainda tem faróis direcionais, que se acendem acompanhando a inclinação da moto, painelzão de TFT com nada menos que 10,25 polegadas, que mais parece um enorme tablet acoplado à frente do guidom, quickshifter (que permite trocas de marcha sem uso de embreagem e sem aliviar o acelerador), ABS e controle de tração ajustáveis, suspensão eletrônica adaptativa, três modos de condução, controle eletrônico de velocidade, assentos e manoplas aquecidos, partida sem chave, preparação para GPS, som com Bluetooth, monitoramento de pressão dos pneus, e iluminação full-LED, entre outros. Por fim, a moto agora exibe um design remodelado bem menos careta e mais agressivo.
A BMW K 1600 Bagger também está de cara nova. Até que não tinha a caretice da RT, mas a mudança caiu bem ao atualizar o estilo elegante e futurista da moto. Também importada de Berlim, a Bagger chega por R$ 306.500, R$ 313.500 e R$ 326.500, dependendo da versão e dos nível de equipamentos. Para quem achou as touring da BMW estratosfericamente caras, lembramos que a Honda GL 1.800 Gold Wing, que vem importada do Japão, já está na casa dos R$ 290.000...
O motor da K 1.600 Bagger está um degrau acima do usado na R 1.250 RT: é um seis cilindros em linha com inebriantes 1.649 cm³, 24 válvulas e duplo comando, que entrega 160 cv de potência a 7.750 rpm e 17,5 kgf.m a 5.250rpm. Com seis marchas e cardã, tem os mesmos recursos da RT e mais farol xênon, para-brisa com ajustes elétricos, farol direcional, assistente de partida em ladeira (HSC) e marcha a ré, entre outros itens.
Enquanto relança as touring RT e Bagger, a BMW também prepara, tentando manter sigilo, o lançamento da esperadíssima custom R18 no mercado brasileiro - a moto foi lançada na Europa em abril de 2020. A marca nada fala sobre a moto, mas já se sabe que ela deverá chegar em julho. O preço é um mistério mas, nas redes sociais, especula-se um valor inicial de R$ 139.900 na pré-venda.
Seria um preço coerente com o que esperamos. As custom mais simples da concorrente Harley-Davidson, hoje, ficam na faixa dos R$ 110.000 a R$ 120.000, com montagem em Manaus. A R18 provavelmente virá importada, com valor a ser convertido de euros mais taxas. Como será uma moto cara, de nicho e para quem busca mais exclusividade do que as Harley-Davidson conseguem proporcionar, virá em pequenos lotes.
Inspirada na linda BMW R5 de 1936, a R18 é empurrada por um motor de dois cilindros contrapostos (boxer) e refrigerado a ar e óleo. Tem 1.802 cm³ de capacidade cúbica, 91 cv de potência a 4.750 rpm e 16,3 kgfm de torque. O câmbio tem seis marchas com secundária por eixo cardã. As suspensões são tradicionais, com garfos telescópicos na frente e um monochoque atrás, escondido ao estilo "rabo duro". Segundo a BMW, a R18 chega à velocidade máxima de 177km/h.
Os pneus têm medidas 120/70 R19 na frente e 180/65 R16 atrás, enquanto os freios têm disco duplo na frente e simples atrás - todos com 300 mm. Ambos agregam quatro pistões e ABS. Com compridos 2,43m de comprimento, a R18 pesa 345 quilos em ordem de marcha, mas sua pilotagem será fácil até para coondutores baixinhos: o banco está a apenas 70cm do solo - distância menor que em muitas motoquinhas urbanas.