A BMW lança uma versão comemorativa da S 1000 RR para celebrar os 50 anos da divisão de preparação Motorsport - nascida em 1972 com o nome de BMW M GmbH. Chamada de "M 1000 RR 50 Years", a moto foi criada pela própria divisão "M", também responsável pelos carros mais esportivos da fabricante alemã.
A BMW diz que a edição especial da BMW S 1000 RR evoca a filosofia e o espírito de competição presentes nos quase 100 anos de produção de motocicletas da marca, além do meio século de vida da Motorsport.
A moto tem os tradicionais acabamentos da versão "M" e o exclusivo pacote "M Carbon" - ou seja, capa para banco do garupa que transforma a moto em monoposto, balança traseira feita em alumínio anodizado prateado, rodas de carbono, escape em titânio, código de desbloqueio para o laptrigger M GPS (que monitora voltas em track days) e a corrente reforçada "M Endurance". Tudo isso com a pintura especial e os cobiçados emblemas alusivos à edição especial.
A mecânica, porém, é a mesma da S 1000 RR de produção normal. O motor é quatro-em-linha de 999 cm³, comando duplo e 16 válvulas, mas nesta versão especial rende 212 cv de potência - 5 cv a mais que na versão comum. Por enquanto não há previsão de vinda desta série especial para o Brasil - mas, se vier, prepare o bolso: na Alemanha, a moto custa pouco mais de 37.500 euros - cerca de R$ 193.000. Aqui, bateria facilmente nos R$ 300.000.
A divisão Motorsport foi fundada em 1972 para juntar todas as atividades esportivas da BMW em um só grupo e criar versões de alta performance para a marca. Seu primeiro modelo nasceu em 1973: foi o BMW 3.0 Coupe Sport Light Construction (CSL), que também foi primeiro carro de corrida da BMW . O CSL estreou na competição European Touring Car Championship. Desde então, modelos da Motorsport participaram de provas bastante variadas, do TT Isle of Man ao Paris-Dakar.