A BMW incrementa mais uma vez a linha S 1.000 RR no Brasil. No primeiro trimestre, trouxe a linha 2021 para o país, agora, disponibiliza a moto com o pacote M Carbon de componentes e acabamentos feitos em fibra de carbono, lançado na Europa em agosto do ano passado. Com as novidades, o modelo tem a relação peso/potência melhorada - e, por tabela, o desempenho.
As peças em fibra de carbono foram desenvolvidas a partir da experiência da marca em competições. São componentes como capa da corrente e do pinhão, carenagens superiores e para-lamas dianteiro e traseiro, além do principal - as duas rodas, cujo uso é mais adequado às pistas do que às ruas.
Com tudo isso e mais uma nova balança um pouco mais leve, foi possível reduzir o peso da moto de 197 quilos para 193,5 quilos (3,5 quilos a menos), algo que faz significativa diferença em uma esportiva. Desta forma, a relação peso/potência da S 1.000 RR na versão M Carbon é de 0,93 quilo por cavalo (kg/cv) - antes era 0,95 kg/cv.
O motor é o mesmo das outras versões da BMW S 1.000 RR: o quatro cilindros em linha que rende 207 cv de potência a 13.500 rpm e 11,8 kgf.m de torque máximo a 11.000 rpm. Além de potente e torcudo, esse motor tem comando de válvulas variável, o que evita perda de força entre as trocas das marchas e garante bons picos inclusive em rotações intermediárias, com progressividade e linearidade.
A eletrônica a bordo também não mudou: continuam lá os quatro modos de pilotagem - Rain, Road, Dynamic e Race - e mais o modo "Pro", que permite três configurações adicionais de pilotagem (Race Pro 1 a 3), destinadas ao uso em pistas e track days.
A moto tem, ainda, ABS, controles eletrônicos de largada (que evita patinadas da roda traseira nas arrancadas) e de tração, limitador de pit-lane (ajusta a velocidade para entradas nos boxes) e quickshifter (que permite a troca das marchas sem uso da embreagem nem alívio do acelerador).
O painel de instrumentos é uma tela de TFT de 6,5 polegadas que possibilita configurações pessoais - o piloto escolhe as informações que deseja ver e sob qual layout. É possível escolher entre a tela Pure Ride, que exibe todas as informações habituais para uso cotidiano, e três opções de tela Core, destinadas a pistas e track days - o conta-giros pode ser exibido de forma analógica ou em gráfico de barras, por exemplo.
A versão M Carbon tem preço de R$ 147.500, R$ 34 mil a mais que o modelo standard ,que custa R$ 113,500. Agora, confira a baixo a lista com os equipamentos da M Carbon: