Hoje é dia de uma boa notícia para quem gosta de motocicletas "especiais", cheias de personalidade e que marcaram época: a Buell Motorcycles voltou à vida! A marca retomou as atividades capitaneada por Bill Melvin, que inclusive foi um dos executivos que participaram do processo de fechamento das portas da empresa.
E a Buell ressurgiu cheia de ambições. Em comunicado à imprensa americana, a empresa anunciou que pretende lançar nada menos que 10 novos modelos em um prazo curtíssimo: até 2024. O foco inicial será em esportivas, que sempre foram a principal vocação da marca, mas há planos para investir em outros segmentos - afinal, a marca já fez modelos como a outrora admirada Ulysses, uma on/off-road.
A Buell já nomeou 19 concessionários em solo americano e pretende ampliar essa rede. E quem visitar o reativado site da marca (www.buellmotorcycles.com) já poderá ver quatro destas novidades - algumas ainda na forma de projeção feita em computador: a esportiva 1190RX, a naked 1190SX, a maxitrail 1190 Super Touring e a super off-road 1190HCR.
Todas terão o mesmo motor V2 de 1.190 cm³ e gloriosos 185 cv de potência. Em sintonia com os novos tempos, a empresa também desenvolve uma moto elétrica, que poderá até vir a ser uma atualização da Fuell Flow desenvolvida pelo próprio Erick Buell (e jamais lançada).
A marca foi fundada em 1983 por Erick Buell e seu primeiro modelo foi lançado no ano seguinte. Chamava-se RW750 e nasceu para competir em provas de motovelocidade na categoria F1 do AMA Motorcycle. Entre 1985 e 1993, a empresa viveu seu auge, época em que lançou motos esportivas equipadas com motores fornecidos pela Harley-Davidson.
O sucesso naquela época levou a marca de Milwaukee a comprar 49% das ações da Buell, em 1998. Cinco anos depois, a Harley comprou o resto das ações e passou a ser dona da companhia. Mas, em 2009, resolveu encerrar suas operações.
Erick Buell, porém, não se deu por vencido. Criou a empresa Erick Buell Racing e tentou voltar ao mercado com novas motos, mas não teve êxito e faliu em 2018. A história recomeça agora com Bill Melvin no cargo de CEO e com grandes planos. Estamos na torcida!