Procura uma moto nova? Clique aqui para ver as ofertas da Webmotors!
Manutenção de moto, mesmo as de baixa cilindrada, não é só troca de óleo e filtro de óleo. Então, fique ligados nas dicas abaixo:
Cuidados básicos para a sua moto
1. Revisões periódicas
Revisão de moto não é só trocar óleo e filtro de óleo. Mesmo nas de baixa cilindrada - que, inclusive, muitas vezes têm uso mais severo que as grandes. Então, faça as manutenções indicadas no manual. Se não puder, pelo menos troque óleo, filtro de óleo e filtro de ar. No caso do óleo, atenção especial: ele é o "sangue" que vai garantir a saúde do motor - que é o "coração" da moto.Siga as recomendações do manual, tanto no que se refere a intervalos de troca quanto às especificações. Se quiser mudar, tem que ser para melhor: reduzir os intervalos das trocas só fará bem ao motor, assim como usar um óleo de especificação superior. Além disso, lubrifique os cabos de acelerador e de embreagem, e verifique pastilhas e lona de freio, vela(s), caixa de direção, óleo das bengalas e amortecedor traseiro.
Ao tomar esses cuidados com a sua moto, você reduz muito a chance de eventuais problemas. Investir em manutenção preventiva é não ter que gastar com consertos - que quase sempre são mais caros.
2. Calibragem de pneus
Os pneus devem ser calibrados toda semana, e sempre "frios" - ou seja, sem que tenham rodado mais do que alguns poucos quilômetros. Lembre-se que pneus em bom estado e bem calibrados são bem menos vulneráveis a furos e proporcionam mais segurança do que pneus muito usados, velhos, carecas - e nunca use remoldados ou frisados, que são proibidos.Vale lembrar, também, que a pressão baixa nos pneus deixa as rodas mais vulneráveis a amassados ou quebras nas pancadas.
Comentários