Motos trail: BMW F 850 GS x Triumph Tiger 900

Essas duas feras têm proposta de uso misto, mas cada uma tem seu temperamento. Confira as especificações e atributos

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Roberto Dutra
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Uma das dúvidas mais frequentes aqui na editoria de motos do WM1 diz respeito a duas motos consagradas no Brasil e no mundo, e que competem diretamente: BMW F 850 GS e Triumph Tiger 900. Ambas têm proposta de uso misto e preços relativamente próximos. Então, qual é a melhor compra?

Bmw F 850 Gs Adventure
A BMW F 850 GS é vendia em versões standard e Adventure - essa acima, que é bem mais equipada
Crédito: Divulgação
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Para ajudar o caro leitor que tem essa dúvida, comparamos as especificações, os principais equipamentos e os atributos de cada uma. Assim, fica mais fácil escolher aquela que tem mais a ver com o uso que se pretende dar. Vamos lá?

BMW F 850 GS x Triumph Tiger 900

Preços e versões

A BMW F 850 GS é vendida em duas versões, a standard, de R$ 72.500 e a Adventure, de R$ 82.500. Já a Triumph Tiger 900 é oferecida em quatro versões, com preços de R$ 68.290 (GT Low), R$ 70.290 (Rally), R$ 75.690 (GT Pro) e R$ 77.690 (Rally Pro). Além disso, a inglesa tem opções com rodas de liga leve ou raiadas, enquanto a alemã só vem com rodas raiadas. Ou seja, a Triumph tem mais opções e alcança compradores com gostos - e bolsos - bem distintos.

Motor/transmissão

As duas versões da F 850 GS têm motor com dois cilindros em linha, 853 cm³, oito válvulas e refrigeração líquida. Rende 80 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 9 Kgf.m nas mesmas 6.250 rpm. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por corrente.

Todas as versões da Tiger 900 têm o mesmo motor tricilíndrico de 888 cm³, 12 válvulas, comando duplo no cabeçote e refrigeração líquida, que rende 95,2 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 8,8 kgf.m a 7.250 rpm. O câmbio tem seis marchas e a secundária é por corrente. Vemos, aqui, que a Tiger é bem mais potente, e tem quase o mesmo torque.

Triumph Tiger 900 Duas
A Tiger 900 é vendida em quatro versões - GT Low, GT pro, Rally e Rally Pro. São mais opções disponíveis
Crédito: Divulgação
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Suspensões

As F 850 GS têm garfos invertidos na frente, com cursos de 23 cm na frente e 21,5 cm atrás. Na Adventure, a traseira tem ajustes eletrônicos.  Nas Triumph, as suspensões são de grife: Marzochi nas GT, com 14 cm / 15,1 cm ou 18 cm /17 cm de curso; e Showa nas Rally, com 24 cm e 23 cm e curso. Os garfos dianteiros também são invertidos. A Tiger leva a melhor por ter mais opções, inclusive a com curso mais longo.

Freios

Nas duas motos os freios são com disco duplo na frente e simples atrás, sempre com assistência de ABS e controle de tração. Nas Triumph, contudo, os freios são da grife Brembo, o que é garantia de alta eficiência sempre.

As BMW vêm com pneus de uso misto nas medidas 90/90 R21 na frente e 150/70 R17 atrás. Já as Triumph têm as combinações 100/90 R19 e 150/70 R17 nas GT e 90/90 R21 e 150/70 R17. Seus pneus são bem mais on-road do que off, o que é uma desvantagem, mas ter opções de medidas na frente é um atrativo da inglesa.

Bmw F 850 Gs Painel
O painel da F 850 GS é bonito, mas não chega a impressionar. A tela de TFT é rica em informações
Crédito: Divulgação
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Ciclística e capacidades 

Na F 850 GS o banco está a 87,5 cm do chão, o que dificulta a vida de pilotos de baixa estatura - mas há kits de rebaixamento de suspensão e banco, que trazem o assento para 60 cm do solo. O tanque tem 15 litros na standard e 23 litros na Adventure, o que ajuda a aumentar o peso da moto - 233 quilos na standard e 248 quilos na Adventure, em ordem de marcha. O vão livre é de 21,5 cm na standard e de 24,8 cm na Adventure.

Na Tiger, a altura do banco varia de acordo com a versão - pode ter 76/78 cm, 81/83 cm e 85/87 cm. A inglesa ainda leva 20 litros no tanque e pesa de 213 a 221 quilos em ordem de marcha, de acordo com a versão. O vão livre é de 22,8 cm. Tiger mais uma vez: tanque maior e vão livre quase igual.

Assistências eletrônicas

A F 850 GS tem ABS, controle de tração e dois modos de pilotagem (road e rain) já na versão standard. A Adventure ainda traz controle do freio-motor e embreagem assistida. A Tiger tem mais opções: por exemplo, a versão de entrada tem os mesmos dois modos de pilotagem, mas as intermediárias já têm quatro e as topo de linha, cinco ou seis, inclusive dois programáveis.

Triunph Tiger Painel
O painel da Tiger 900 tem encaixe harmonioso à frente do guidom
Crédito: Divulgação
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Outros equipamentos

A F 850 GS standard tem computador de bordo, tomadas 12V e USB, iluminação full-LED, imobilizador eletrônico, dois modos de pilotagem (road e rain), painel de TFT com conectividade, para-brisa com ajuste de altura, protetor de cárter e suporte de bagageiro. A Adventure inclui ajustes dos pedais de câmbio e de freio, banco conforto, barras de proteção do motor, pedaleiras mais largas, protetores de mãos suspensões com ajustes eletrônicos, partida sem chave, preparação para GPS, punhos com aquecimento e suportes para malas laterais.

A Triumph Tiger 900 tem pacote semelhante de equipamentos ao modelo rival da BMW, mas com o diferencial dos modos de pilotagem a mais e, ainda, quickshift nas versões top (que permite a troca das marchas sem uso da embreagem), bancos com aquecimento, interruptores iluminados e monitoramento da pressão dos pneus.

Conclusão

A Triumph Tiger tem mais versões, que são mais baratas e mais equipadas que as BMW F 850 GS. Além disso, são mais leves, mais potentes, têm freios e suspensões com especificações superiores e preços que lhes conferem relação custo-benefício melhor - nas versões mais completas das duas, por exemplo, a diferença é gritante.

A BMW F 850 GS tem mecânica um pouco mais simples e uma fama de robustez ainda não alcançada pela rival inglesa. De maneira geral a Tiger 900 leva vantagem se o uso for predominantemente no asfalto. Se a ideia for usar com muita frequência no fora-de-estrada, a F 850 GS - que inclusive tem um pouco mais de torque - pode agradar mais.

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