Duelo trail: Honda XRE 300 x Kawasaki Versys-X 300

As duas motos de baixa/média cilindrada brigam pelos mesmos compradores, mas têm personalidades bem diferentes

  1. Home
  2. Motos
  3. Duelo trail: Honda XRE 300 x Kawasaki Versys-X 300
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Honda XRE 300 e Kawasaki Versys-X 300 brigam diretamente pela preferência dos compradores de motos trail de cilindrada baixa/média. Além delas, a Yamaha XTZ 250 Lander também joga no mesmo campo, mas a deixamos de fora deste comparativo para focar nos modelos com motores de 300 cm³. Curiosamente, são motos do mesmo segmento, mas muito diferentes entre si. E são as diferenças que determinam qual é a melhor para cada tipo de uso - "on-road" ou "off-road".

Xre 300 2022 Est (2)
A Honda XRE 300 é mais barata e mais simples, mas se sai melhor em ambiente urbano e no off-road
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Basta olhar para as fichas técnicas para perceber que a moto da Honda é muito mais afeita ao fora-de-estrada. Os cursos das suspensões e o vão livre (distância mínima do solo) são muito maiores que os da moto da Kawasaki. Além disso, a roda dianteira tem aro 21, que é muito melhor para terrenos ruins do que o aro 19 dianteiro da Versys-X 300 - sem falar no pneu mais fino.

Frente Da Versys
Kawasaki Versys-X 300 é equipada com roda dianteira aro 19
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Em contrapartida, a Kawasaki Versys-X 300 se sai melhor nas viagens por estradas asfaltadas que a concorrente da Honda. É mais confortável, tem ergonomia melhor e o motor bicilíndrico refrigerado a água obviamente tem desempenho melhor que o monocilíndrico a ar da XRE. São 40 cv de potência na Versys contra 25,6 cv na XRE. O torque das duas é praticamente igual - 2,6 kgf.m e 2,8 kgf.m, respectivamente -, mas na XRE vem muito mais cedo. Coisa de motor monocilíndrico, que tem menos partes móveis. Mais uma vez, favorável ao off-road.

Motor monocilíndrico flex e refrigerado a ar da XRE 300 tem menos potência que o da rival
Crédito: Divulgação
toggle button

Em equipamentos a moto da Kawasaki leva a melhor. Tem embreagem assistida e deslizante (ou seja, é macia e a roda traseira não trava nas reduções severas), para-brisa, bagageiro traseiro, guidom, banco e pedais reguláveis. A versão mais completa, a Tourer, ainda tem cavalete central, baús laterais para 17 litros ou 3 quilos cada, faróis auxiliares (acionados por um botão simplório que só), tomada 12 V no painel e protetores de carenagens, de manetes e do motor.

Versão mais completa da Versys tem faróis auxiliares e baús laterais. Mas iluminação não é com LEDs, como na XRE
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Na XRE, temos apenas iluminação full-LED e bagageiro traseiro como itens de destaque.

No entanto, o painel da moto da Honda, completamente digital e do tipo "blackout", é mais moderno que o da Kawasaki. Mas só tem as informações básicas enquanto o da Versys, apesar do visual defasado, é mais completo: tem relógio, velocímetro digital, conta-giros e vários indicadores - de marcha, de consumo médio, de temperaturas externa e do líquido de refrigeração, de pilotagem econômico (um modo "Eco"), de nível de combustível e de autonomia. Normalmente só vemos um conjunto assim em motos maiores e mais caras.

Todo digital e do tipo "blackout", o painel da XRE 300 é mais moderno
Crédito: Divulgação
toggle button

Tudo isso se reflete na diferença de preços das duas motos. A Honda XRE 300 é bem mais barata: começa em R$ 21.290 e vai a R$ 21.790 nas versões Rally e Adventure, cujas únicas diferenças são os adesivos. Já a Kawasaki Versys-X 300 custa R$ 33.190 na versão standard e R$ 37.190 na Tourer, que realmente é mais equipada.

Defasado, o painel da Versys-X 300 ainda está na fase '"relógio analógico com display digital"
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Sendo assim, a Honda XRE 300 é mais indicada para quem quer uma moto para ambiente urbano, em estradinhas de terra e até para fazer um off-road leve, enquanto a Kawasaki Versys-X 300 vai melhor para quem busca uma trail de baixa/média cilindrada para passeios e viagens, e só eventualmente vai sair do asfalto, mas sem radicalismos.

Compare as fichas técnicas

Kawasaki Versys-X 300 - Ficha técnica

Preços: R$ 33.190 a R$ 37.190

Motor: a gasolina, dois cilindros em linha, oito válvulas, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida, injeção, 296 cm³, potência de 40 cv a 11.500 rpm e torque de 2,6 kgf.m a 10.000 rpm.

Transmissão: câmbio de seis marchas, secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante

Suspensões: garfos na frente, com 13 cm de curso, e monochoque atrás, com 14,8 cm de curso

Pneus: 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás. Rodas raiadas

Freios: a disco nas duas rodas, com ABS

Dimensões: 2,17 m de comprimento, 1,45 m de entre-eixos, 94 cm de largura, 1,39 m de altura, 18 cm de vão livre e altura do banco de 81,5 cm

Peso seco: 175 kg

Tanque: 17 litros

Consumo médio: 21,8 km/l

Honda XRE 300 - Ficha técnica

Preços: R$ 21.290 a R$ 21.790

Motor: flex, monocilíndrico, quatro válvulas, comando simples no cabeçote, refrigerado a ar, injeção, 291,6 cm³, potência máxima de 25,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (com etanol)

Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Suspensões: garfos na frente, com 24,5 cm de curso, e monochoque atrás, com 22,5 cm de curso

Pneus: 90/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. Rodas raiadas

Freios: a disco nas duas rodas, com ABS

Dimensões: 2,19m de comprimento, 1,41m de entre-eixos, 83 cm de largura, 1,21 m de altura, 25,9 cm de vão livre e altura do banco de 86 cm

Tanque: 13,8 litros

Peso Seco: 148 kg

Consumo médio: 26km/l

Comentários
Wid badge