Honda XRE 300 e Kawasaki Versys-X 300 brigam diretamente pela preferência dos compradores de motos trail de cilindrada baixa/média. Além delas, a Yamaha XTZ 250 Lander também joga no mesmo campo, mas a deixamos de fora deste comparativo para focar nos modelos com motores de 300 cm³. Curiosamente, são motos do mesmo segmento, mas muito diferentes entre si. E são as diferenças que determinam qual é a melhor para cada tipo de uso - "on-road" ou "off-road".
Basta olhar para as fichas técnicas para perceber que a moto da Honda é muito mais afeita ao fora-de-estrada. Os cursos das suspensões e o vão livre (distância mínima do solo) são muito maiores que os da moto da Kawasaki. Além disso, a roda dianteira tem aro 21, que é muito melhor para terrenos ruins do que o aro 19 dianteiro da Versys-X 300 - sem falar no pneu mais fino.
Em contrapartida, a Kawasaki Versys-X 300 se sai melhor nas viagens por estradas asfaltadas que a concorrente da Honda. É mais confortável, tem ergonomia melhor e o motor bicilíndrico refrigerado a água obviamente tem desempenho melhor que o monocilíndrico a ar da XRE. São 40 cv de potência na Versys contra 25,6 cv na XRE. O torque das duas é praticamente igual - 2,6 kgf.m e 2,8 kgf.m, respectivamente -, mas na XRE vem muito mais cedo. Coisa de motor monocilíndrico, que tem menos partes móveis. Mais uma vez, favorável ao off-road.
Em equipamentos a moto da Kawasaki leva a melhor. Tem embreagem assistida e deslizante (ou seja, é macia e a roda traseira não trava nas reduções severas), para-brisa, bagageiro traseiro, guidom, banco e pedais reguláveis. A versão mais completa, a Tourer, ainda tem cavalete central, baús laterais para 17 litros ou 3 quilos cada, faróis auxiliares (acionados por um botão simplório que só), tomada 12 V no painel e protetores de carenagens, de manetes e do motor.
Na XRE, temos apenas iluminação full-LED e bagageiro traseiro como itens de destaque.
No entanto, o painel da moto da Honda, completamente digital e do tipo "blackout", é mais moderno que o da Kawasaki. Mas só tem as informações básicas enquanto o da Versys, apesar do visual defasado, é mais completo: tem relógio, velocímetro digital, conta-giros e vários indicadores - de marcha, de consumo médio, de temperaturas externa e do líquido de refrigeração, de pilotagem econômico (um modo "Eco"), de nível de combustível e de autonomia. Normalmente só vemos um conjunto assim em motos maiores e mais caras.
Tudo isso se reflete na diferença de preços das duas motos. A Honda XRE 300 é bem mais barata: começa em R$ 21.290 e vai a R$ 21.790 nas versões Rally e Adventure, cujas únicas diferenças são os adesivos. Já a Kawasaki Versys-X 300 custa R$ 33.190 na versão standard e R$ 37.190 na Tourer, que realmente é mais equipada.
Sendo assim, a Honda XRE 300 é mais indicada para quem quer uma moto para ambiente urbano, em estradinhas de terra e até para fazer um off-road leve, enquanto a Kawasaki Versys-X 300 vai melhor para quem busca uma trail de baixa/média cilindrada para passeios e viagens, e só eventualmente vai sair do asfalto, mas sem radicalismos.
Preços: R$ 33.190 a R$ 37.190
Motor: a gasolina, dois cilindros em linha, oito válvulas, comando duplo no cabeçote, refrigeração líquida, injeção, 296 cm³, potência de 40 cv a 11.500 rpm e torque de 2,6 kgf.m a 10.000 rpm.
Transmissão: câmbio de seis marchas, secundária por corrente e embreagem assistida e deslizante
Suspensões: garfos na frente, com 13 cm de curso, e monochoque atrás, com 14,8 cm de curso
Pneus: 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás. Rodas raiadas
Freios: a disco nas duas rodas, com ABS
Dimensões: 2,17 m de comprimento, 1,45 m de entre-eixos, 94 cm de largura, 1,39 m de altura, 18 cm de vão livre e altura do banco de 81,5 cm
Peso seco: 175 kg
Tanque: 17 litros
Consumo médio: 21,8 km/l
Preços: R$ 21.290 a R$ 21.790
Motor: flex, monocilíndrico, quatro válvulas, comando simples no cabeçote, refrigerado a ar, injeção, 291,6 cm³, potência máxima de 25,6 cv a 7.500 rpm e torque de 2,8 kgf.m a 6.000 rpm (com etanol)
Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente
Suspensões: garfos na frente, com 24,5 cm de curso, e monochoque atrás, com 22,5 cm de curso
Pneus: 90/90 R21 na frente e 120/80 R18 atrás. Rodas raiadas
Freios: a disco nas duas rodas, com ABS
Dimensões: 2,19m de comprimento, 1,41m de entre-eixos, 83 cm de largura, 1,21 m de altura, 25,9 cm de vão livre e altura do banco de 86 cm
Tanque: 13,8 litros
Peso Seco: 148 kg
Consumo médio: 26km/l