Aprontamos para o caro leitor do Webmotors uma lista atualizada com as motocicletas mais rápidas do mundo. Listamos as motos que ainda estão em produção, não necessariamente no Brasil, e descartamos modelos famosos que frequentaram essas listas por muito tempo, mas que já estão completamente fora de linha - como Honda CBR 1.100 XX Super Blackbird, MV Agusta F4 ou Ducati Panigale 1.198.
Interessante notar que, se antigamente as listas com as dez motos mais velozes do mundo começavam em velocidades em torno dos 270km/h, hoje a marca de 300km/h é a referência básica. Para quem não sabe, essa briga pela superação dos 300km/h em motos de produção começou quando a Kawasaki lançou a ZX-11, em 1990 - ela chegava bem perto...
A ZX-11 foi a moto mais veloz do mundo até 1996, quando a Honda lançou a CBR 1.100 XX Super Blackbird. Mas seu reinado não durou muito: em 1999, a Suzuki apresentou a GSX-1.300R Hayabusa, que superou a moto da Honda. O modelo da Suzuki foi de fato a primeira a passar dos 300 km/h e dominou até 2006. A Kawasaki, porém, voltou à carga com a ZZR 1.400/ZX-14R Ninja em 2006, e retomou o posto.
Depois disso, vários modelos superaram a barreira dos 300 km/h e o sarrafo subiu de altura: passou a ser os 400km/h, marca oficialmente batida com uma moto de produção pelo piloto profissional turco Kenan Sofuoglu em 2016 na ponte Osmar Gazi, na Turquia - com uma Ninja H2R (veja o vídeo:
Confira abaixo essa lista das motos super velozes!
Essa Yamaha é uma velha conhecida de todos. Tem uma legião de fãs e o modelo atual, que não é vendido no Brasil, se vale de um motor com 198 cv de potência para continuar encantando.
A Fireblade foi bem aperfeiçoada em 2019, quando herdou elementos usados nas competições. Não tem o carisma da antiga campeão da marca, a Super Blackbird, mas o ótimo desempenho proporcionado pelo baixo peso, de 195 kg, e pelo motor potente é acima de qualquer suspeita.
Para muitos, a moto mais veloz da marca alemã ainda é a superbike a ser batida. Não exatamente pela velocidade, mas por ser uma superesportiva relativamente fácil de pilotar e até confortável - coisa rara nesse segmento. Tem uma versão HP4 que chega a 358 km/h em pistas fechadas.
A carismática Hayabusa surgiu em 1999, foi a primeira moto de produção a romper a barreira dos 300km/h e continua a ganhar fãs ao redor do mundo. Rumores dão conta de que finalmente ganhará uma nova geração em 2021.
As motos da italiana Aprilia não são muito conhecidas no Brasil, mas na Europa fazem tanto sucesso quanto os modelos da conterrânea Ducati (que é bem mais manjada por aqui). Essa versão endiabrada é cheia de sofisticações como suspensões Öhlins, tem muita eletrônica embarcada e incríveis 217 cv de potência no motor de exatos 1.077cm³.
Por falar em italianas, veja aí a recém-lançada Panigale com o motorzão de quatro cilindros em V, que rende 221 cv de potência com 11,5 kgfm de torque e apenas 172 kg de peso. É uma usina de força pronta para fornecer toda a adrenalina que o piloto quiser!
A ZX-14R já foi a moto mais veloz do mundo, mas atualmente está "apenas" na quarta colocação. Seu enorme motor de 1.441cm³ produz quase 200cv de potência e, se na mecânica já não é tão atual quanto certas concorrentes, tem na aerodinâmica seu grande trunfo para chegar aos 335km/h.
Essa quase ninguém conhece. Entendemos: enquanto o mundo continua voltado para as motos com motor a combustão, surge uma elétrica fabricada em série nos Estados Unidos que pode mudar o rumo da história. Seu motor produz o equivalente a 200 cv e uma aceleração de zero a 100km/h em apenas 2,3 segundos, e dá poeira na Hayabusa e demais superbikes. É bom prestar atenção a esse tipo de motocicleta nos próximos anos!
Dessa aqui todo mundo já ouviu falar: é a famosa moto que "usa motor de helicóptero". Pois é, na versão mais conhecida a Y2K tem motor Rolls-Royce Allison turbinado com 320 cv de potência, que a leva aos 365 km/h. Mas uma nova geração está em fase final de desenvolvimento e terá 420cv - isso mesmo, 420 cv! A velocidade máxima? A MTT diz apenas que é "faster than you will ever dare to go" - ou seja, "mais veloz do que você jamais terá coragem de ir".
E chegamos à campeoníssima Ninja H2R, que tem velocidade máxima comprovada de 400km/h. O piloto turco Kenan Sofuoglu provou isso em 2016, e desde então ela continua lá, no degrau mais alto do pódio. Sua versão naked ZH2, que chega aos 380 km/h, poderia estar em segundo lugar nessa lista, mas consideramos que é a mesma moto. A H2R é uma moto de outra dimensão, mas pode ser comprada no Brasil na versão mais mansa H2 SX, que custa módicos R$ 140 mil. Nem é tanta grana para ter na garagem a moto mais veloz do mundo!
Além de ficar por dentro de tudo que acontece de mais importante no mundo automotivo com o WM1, aqui você encontra o veículo que procura. No portal da Webmotors contamos com os melhores anúncios de motos ou carros. Confira e escolha a opção que caiba no seu bolso!