Dependendo de onde mora, o caro leitor talvez nunca tenha visto - ou ouvido falar - da Mottu Sport 110i. Pois saiba que a motoquinha fabricada pela gigante indiana TVS é montada no Brasil pela startup de aluguel de motos Mottu, que foi fundada em janeiro de 2020.
Mas, até agora, a Mottu Sport 110i só estava disponível para aluguel. E, depois de um certo prazo, podia ser comprada pelo usuário. Desta forma, a motoquinha acabou se tornando um dos modelos mais emplacados do mercado brasileiro: em todo o ano passado, foram 26.447 unidades. E este ano, de janeiro a abril, mais 17.768 unidades. Não é pouca coisa.
Pois bem: agora Sport 110i já pode ser comprada zero-quilômetro, sem necessidade de aluguel prévio. E o preço é extremamente competitivo no segmento das motos urbanas de baixa cilindrada.
Segundo a Mottu, a Sport 110i custa R$ 9.990 à vista. Além disso, há dois planos de compra parcelada que podem ser interessantes para quem só pode gastar um pouquinho por vez. Um propõe pagamento inicial de R$ 2 mil e parcelas semanais de R$ 126 por três anos. O outro, a mesma entrada e parcelas mensais de R$ 540 por três anos.
Tudo parece muito atraente, mas é preciso fazer as contas. Levando-se em conta que um ano tem 52 semanas, no primeiro plano o preço da moto vai para R$ 21.656. No segundo plano, alcança R$ 21.440. São diferenças enormes para o preço à vista, mas que se diluem nos prazos bastante extensos. Vai do bolso de cada um.
Naturalmente compensa mais comprar a moto à vista. Em todos os casos, a Mottu diz que moto será entregue emplacada e documentada. A marca também informa que a manutenção das motos será feita na rede Mottu e em "oficinas autorizadas". Peças de reposição serão obtidas nestes locais, mas também poderão ser compradas pelo site vendas.mottu.com.br, que já está ativo.
Com o peço de R$ 9.990, a Mottu Sport 110i compete diretamente com a Honda Pop 110i, que passou recentemente por uma atualização importante e custa R$ 9.690 (sem frete, emplacamento etc) e com as Shineray Worker 125 e 150, que começam em R$ 8.490 e R$ 8.990, respectivamente.
A Mottu Sport 110i é muitíssimo simples e básica. O motor é monocilíndrico, refrigerado a ar e injetado. Com 109,7 cm³, entrega modestos 8,1 cv de potência a 7.350 rpm e torque de 0,9 kgf.m a 4.500 rpm. O câmbio tem quatro marchas e a secundária é por corrente.
Com esse conjuntinho, a Sport 110i atinge a velocidade máxima de 100 km/h - o que é bem razoável dentro da proposta da moto. Mas prepare a panturrilha: a partida é feita apenas por pedal - não há opção elétrica.
A Motto Sport 110i mede 1,95 m de comprimento total, 70,5 cm de largura, 1,08 m de altura e tem distância livre do solo de bons 17,5 cm (sem carga). O peso em ordem de marcha é de 110 quilos.
Outras especificações importantes da moto são o quadro tubular, a suspensão dianteira convencional, a traseira bichoque com cinco ajustes na compressão, as rodas de liga leve com pneus sem câmara nas medidas 2.75 - 17 na frente e 3.00 – 17 atrás (ambas com 17 polegadas) e os dois freios a tambor, mas com assistência de sistema combinado CBS.
O tanque de combustível leva bons 10 litros. Como o consumo prometido é de 65 km/l, em média, a autonomia teórica deve ser de notáveis 650 quilômetros. Daria pra ir do Rio a São Paulo sem abastecer!
Por fim, como podemos ver nas imagens, a Sport 110i tem um design bem tradicional e sem ousadias modernosas. Pode até não ser exatamente bonita, mas tem carenagem dianteira, um banco bem largo e alça traseira para garupa. Ou seja, aposta na funcionalidade e é uma moto feita realmente para trabalho ou para mobilidade urbana com baixo custo.
Oferta Relacionada: Marca:MOTTU Modelo:SPORT-110I