Conheça as motos que menos desvalorizaram em 2023

Estudo apontou que scooter Honda PCX foi o que menos depreciou no ano passado. Confira os rankings de todos os segmentos

  1. Home
  2. Motos
  3. Conheça as motos que menos desvalorizaram em 2023
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O scooter Honda PCX foi o veículo de duas rodas com a menor desvalorização ao longo de 2023. Com isso, o modelo ganhou a certificação "Selo Maior Valor de Revenda 2023", concedido pela Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação. Esta é a segunda vez que o PCX ganha a indicação - a primeira foi em 2016.

Segundo o estudo de mercado feito pelas duas empresas, o PCX desvalorizou apenas 3,1% depois de um ano. Em 2016, quando ganhou pela primeira vez, a desvalorização foi de 8,9%.  Para se ter uma ideia de como o percentual em 2023 foi relevante, o segundo colocado no mesmo ranking dos scooters até 200 cm³ - o Honda Elite 125 - desvalorizou 8,4%, ou mais que o dobro.

Honda PCX ABS 160
O scooter Honda PCX foi o veículo de duas rodas que menos desvalorizou no Brasil em 2023
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ao identificar as motos e scooters com as menores depreciações, o estudo automaticamente aponta os modelos mais valorizados no mercado de veículos usados, em cada segmento e no contexto geral. É um excelente termômetro tanto para vendedores quanto para compradores, que ficam sabendo em quais modelos é melhor investir.

Rankings de motos e scooters que menos desvalorizaram em 2023

O estudo para certificação do "Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2023" analisou 121 modelos, subdivididos em 18 categorias, e comparou as tabelas oficiais desses veículos zero-quilômetro com os preços praticados depois de um ano de uso. Confira os três modelos com menor desvalorização em cada categoria:

Até 50 cm³:

  • Shineray XY 50 - 10,8%
  • Avelloz AZ01 - 13,7%
  • Bull Spirit SE - 15,9%
  • Motonetas/CUBs:

    • Honda Biz 110/125 - 4,3%
    • Honda Pop 110i - 8%
    • Yamaha Neo 125 - 13,4%
    • A Honda CG 160 foi a street com melhor desempenho entre as usadas: depreciação de 6,9%
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Street:

      • Honda CG 160 - 6,9%
      • Yamaha Fazer 150 - 10,2%
      • Yamaha Factor 150 - 10,4%
      • Scooter até 200 cm³:

        • Honda PCX - 3,1%
        • Honda Elite 125 - 8,4%
        • Honda ADV 150 - 10,8%
        • Scooter acima de 200 cm³:

          • Honda Forza 350 - 5,2%
          • Kymco People GT 300i - 7,1%
          • Honda X-ADV 750 - 8,8%
          • Trail até 800 cm³:

            • Honda NXR 160 Bros - 5,6%
            • Yamaha XTZ 250 Lander - 6,4%
            • Honda XRE 300 - 6,5%
            • As Triumph Tiger 900 foram as melhores no segmento das big trail até 900 cm³
              toggle button

              Big trail até 900 cm³:

              • Triumph Tiger 900 - 7%
              • BMW F 750 GS - 7,3%
              • Kawasaki Versys 650 - 7,6%
              • Big trail acima de 900 cm³

                • BMW R 1250 GS - 8,5%
                • Triumph Tiger 1200 - 10%
                • Honda CRF 1100L Africa Twin - 10,2%
                • Clássicas:

                  • Triumph Speed Twin 900 cc - 4,5%
                  • Ducati Scrambler Icon - 4,9%
                  • Triumph Bonneville 1200 - 5,7%
                  • Crossovers:

                    • Triumph Trident 660 - 5,1%
                    • Honda CB 50X - 6,6%
                    • Triumph Tiger Sport 660 - 7%
                    • Segundo o estudo, a Royal Enfield Meteor 350 depreciou 6,5% em 2023
                      Crédito: Divulgação
                      toggle button

                      Custom até 800 cm³:

                      • Royal Enfield Meteor 350 cc - 6,5%
                      • Kawasaki Vulcan 650 S - 8,4%
                      • Haojue Chopper Road 150 - 15,8%
                      • Custom acima de 800 cm³:

                        • Harley-Davidson Fat Boy - 4,6%
                        • Harley-Davidson Heritage Classic - 4,9%
                        • Harley-Davidson Fat Bob - 5%
                        • Naked até 800 cm³:

                          • Honda CB 650R - 4,7%
                          • Triumph Street Triple 765 - 5,4%
                          • Ducati Monster 937 - 10,1%
                          • Naked acima de 800 cm³:

                            • Kawasaki Z1000 - 5,9%
                            • Kawasaki Z 900 - 6,9%
                            • Honda CB 1000R - 8,1%
                            • Sport até 800 cm³:

                              • Honda CBR 650 R - 6,4%
                              • Kawasaki Ninja ZX-6R - 7,8%
                              • Kawasaki Ninja 400 - 12,3%
                              • À frente da BMW S 1000 RR, o 2º lugar da Suzuki GSX-R 1000R no segmento das superbikes foi uma surpresa
                                Crédito: Divulgação
                                toggle button

                                Sport acima de 800 cm³:

                                • Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP - 6,8%
                                • Suzuki GSX-R 1000 R - 8,9%
                                • BMW S 1000 RR - 9,1%
                                • Touring:

                                  • Harley-Davidson Ultra Limited - 4,1%
                                  • Harley-Davidson Road Glide - 4,3%
                                  • Harley-Davidson Street Glide - 4,8%
                                  • Elétricas:

                                    • Shineray SE2 2300W - 12,6%
                                    • Voltz EV1 Sport 3000W - 16,2%
                                    • Shineray PT-03 2000W - 20,8%
                                    • VÍDEO RELACIONADO

                                       

                                      Tags:Motos
                                      Comentários