O canal de notícias da Webmotors

Conheça melhor a Harley-Davidson Nightster Special

Uma das novidades da marca para este ano, modelo tem vocação de uso urbano, mas também resolve em viagens curtas

por Roberto Dutra

Uma das novidades da Harley-Davidson já confirmadas para o mercado brasileiro este ano - a pré-venda começa em breve, por R$ 111.900 - , a Harley-Davidson Nightster Special é uma moto voltada para o uso urbano. Mas também vai resolver o problema de quem busca uma custom de cilindrada média/alta para viagens curtas.

Quer uma moto da Harley-Davidson? Confira o estoque Webmotors!
E falamos viagens curtas porque as características da Nightster se assemelham às das antigas Sportster. Ou seja, conforto não é exatamente seu ponto forte: os bancos para piloto e garupa têm dimensões enxutas, as pedaleiras para ambos são do tipo palito, o guidão é relativamente curto e não há encosto para garupa ou alforjes/baús, por exemplo.

Claro que esses acessórios - assim como pedaleiras plataforma e guidão mais alto - logo poderão ser facilmente encontrados tanto nas concessionárias quanto no mercado paralelo. Mas aí será preciso ter mais disponibilidade financeira.

Especificações técnicas da Harley-Davidson Nightster Special

O tanque da Nightster leva 11,7 litros. Com um consumo prometido na casa dos 22 km/l, em média, a moto deve ter uma autonomia de cerca de 250 quilômetros. É um alcance já bastante bom, mas é sempre bom lembrar que consumo sempre depende de vários fatores - mão do piloto, peso, velocidade média, percurso etc.
Por isso, também, que a Nightster é, em teoria, uma moto para tiros curtos. Mas vale lembrar que muita gente já viajou para muito longe de Sportster - então roteiro e distâncias são mais questões de planejamento e disposição do que de limitações técnicas.



Com 2,26 m de comprimento e 1,54 m de entre-eixos, a Nightster tem um certo jeitão "cruiser" baixo e comprido. Mas não é uma moto tão volumosa quanto, por exemplo, a Breakout.
O banco fica a apenas 71,5 cm do solo, o que facilitará a vida de pilotos de baixa estatura. Não é preciso ser "pernalonga" para manobrar ou parar. Mas cuidado nos quebra-molas e valetas: a parte de baixo da moto está a apenas 12 cm do solo. O peso também ajuda: são 225 quilos em ordem de marcha - nada demais.
Que comprar a Nightster também não passará por um drama frequente entre os proprietários de alguns modelos médios e grandes vendidos no país. Os "calçados" de medidas 100/90 R19 na frente e 150/80 R16 atrás são bem fáceis de achar. As rodas são de liga leve e os pneus não exigem câmaras.

Motor forçudo

O motor da Nightster Special é novinho em folha. Trata-se do Revolution Max, aquele mesmo da Pan America, mas com tamanho um pouco reduzido. Na Big trail são 1.250 cm³, e aqui são 975 cm³ - sempre refrigerado a água.
Nesta custom, são 90 cv de potência com torque de 9,5 kgf.m. Ou seja, há força de sobra e recomendamos que os iniciantes segurem a mão direta para não avançar o semáforo. A transmissão tem seis marchas com secundária por correia, como de hábito nas Harley-Davidson custom.

Nas suspensões, temos modernidades em relação às Harley mais antiguinhas. A dianteira tem garfos japonese Showa com 41 mm de diâmetro e a traseira é a tradicionalíssima bichoque com ajuste na pré-carga. Os freios também são comuns: discos simples na frente e atrás, com ABS.
Mas a Nightster tem algumas modernidades interessantes. Além do ABS, vem com controles de tração, de derrapagem para torque de arrasto e monitoramento de pressão dos pneus. E, ainda, três modos pilotagem - estrada, esportivo e chuva.

Harley-Davidson Nightster Special: painel pequeno, mas completinho

Quer mais? a iluminação, por exemplo, é full-LED. E o painel de instrumentos, ainda que seja apenas um mostrador redondinho modesto preso à mesa superior, é uma telinha de TFT de 10,2 cm de diâmetro com muitas informações.
Exibe velocímetro, indicador de marchas, hodômetros total e dois parciais, nível de combustível, relógio, temperatura ambiente, alertas de baixa temperatura, cavalete lateral abaixado e de tombamento, velocidade de cruzeiro, autonomia e conta-giros.
E ainda permite emparelhamento de celular via Bluetooth para acesso a chamadas telefônicas, música e navegação - nesse caso, o smartphone deverá ter um aplicativo específico da Harley-Davidson. Ali do lado, há uma tomadinha USB-C para carregar dispositivos. A moto será vendida em quatro opções de cores: preta fosca, preta brilho, azul ou amarela.

Posicionamento no mercado

Com esse preço de R$ 111.900, a Nightster não escapa do momento atual da Harley-Davidson no Brasil - que voltou a ser "moto para ricos". Por isso, pelo menos em seus primeiros anos no país, não atingirá o mesmo público que as antigas Sportster - a última vendida no Brasil, a Iron, custava pouco mais da metade.
Porém, nessa faixa de cilindrada no segmento custom, a Nightster vai reinar sozinha. Não há concorrentes ali, e nem há sinal de quem alguma virá. Neste momento só temos a Kawasaki Vulcan 650 S, na faixa dos R$ 50 mil, e no segundo semestre virá a Royal Enfield Super Meteor 650, na casa dos R$ 35 mil.
Com ambas distantes, a Nightster será a opção para quem busca uma custom na faixa das mil cilindradas. E tem disponibilidade financeira para desfilar com a marca americana.

Comentários

Carregar mais