O canal de notícias da Webmotors

Conheça melhor os tipos de motos existentes

Saiba o que enquadra uma motocicleta nas categorias street, naked, esportiva, custom, trail e afins

por Roberto Dutra

Com tantos modelos de motocicletas ao alcance das mãos, e às vezes do bolso, muita gente pode se complicar na hora de entender os tipos de motos que existem e quais são os respectivos segmentos.
Então, elaboramos aqui uma listinha com explicações simples e exemplos tradicionais para que o caro leitor conheça melhor nomes como street, naked, touring, custom e trail, entre outros. Boa diversão!
Confira as ofertas de motos usadas, seminovas e novas da Webmotors!

Street


São as motos naked de baixa cilindrada, voltadas fundamentalmente para o uso em ambiente urbano. São compactas, têm motores normalmente monocilíndricos com no máximo 250cm³ (acima disso já consideramos naked), preços acessíveis e, não por acaso, são as motos mais vendidas do Brasil. Podem ter carenagem para ganhar aspecto esportivo, mas continuam sendo street.
Exemplos: Honda CG 160 e Yamaha Fazer 250.
Na Webmotors você encontra milhares ofertas de motos street. Confira!

Naked


Repetem as características mencionadas acima, mas são motos com motores maiores. Para ser uma naked autêntica, a moto não pode ter nenhuma carenagem que esconda o motor ou outras partes íntimas. Neste caso temos modelos com motores que vão dos 300cm³ a acima dos 1.000cm³.
Exemplos: Yamaha MT-03, Honda CB 650R e Kawasaki Z900.
Veja as motos naked no estoque da Webmotors!

Esportiva


Poderíamos afirmar que são fundamentalmente as motos com alto desempenho, mas como algumas naked se igualam às esportivas nesse aspecto, o critério básico passa a ser a roupagem - carenagens frontal e lateral, bolha (para-brisa) para proteção aerodinâmica e posição de pilotagem com corpo avançado e pernas recuadas.
Exemplos: Yamaha R3, Kawasaki Ninja 400 e Suzuki GSX-R 1.000A/R
Confira as ofertas de motos esportivas da Webmotors!

Custom


São aquelas autênticas (ou não) estradeiras, seja pelo desempenho ou simplesmente pelo visual. Costumam ter pedaleiras avançadas e guidom recuado, assim, proporcionam uma posição de pilotagem com o corpo reto ou quase inclinado para trás. Ao contrário do que muitos pensam, a configuração do motor (em linha ou em V) não é critério para definir uma custom.
Exemplos: Haojue Chopper Road 150, Kawasaki Vulcan 650 S e Harley-Davidson Heritage Classic.
Procura uma custom? Na Webmotors você encontra!

Trail


Esta é uma categoria bem ampla, que pega modelos de todos os tamanhos. O que interessa aqui é a junção de pedaleiras bem centralizadas e guidom que permitam uma condução com o corpo bem reto - e eventualmente também em pé na moto -, suspensões de longo curso, para-lamas altos e pneus de uso misto.
Exemplos: Honda NXR 160 Bros, Yamaha XTZ 150 Crosser, Triumph Tiger 900 e BMW F 800GS.
Confira as ofertas de trail no estoque da Webmotors!

Maxitrail/Big Trail


Como os próprios nomes sugerem, são as trail de alta cilindrada. Mas aqui vale uma ressalva: com o tempo, estas motos deixaram de ser autênticas topa-tudo e viraram modelos com características mistas: têm aspectos de trail e até encaram algumas pedreiras, mas se saem melhor no asfalto, onde exibem desempenho vigoroso e muito conforto.
Exemplos: BMW R 1.250 GS, Triumph Tiger 1.200, Honda CRF 1.000L Africa Twin, Yamaha XT 1.200 Super Ténéré e Ducati Multistrada 1.260 S.

Touring


São motos que oferecem alto nível de conforto e muitos recursos a bordo. São feitas fundamentalmente para rodar por longas distâncias. Existe a variante super-touring, composta pelas touring equipadas com motores de elevadíssima potência, normalmente herdados de alguma esportiva. Exemplos: BMW R 1.250 RT, Honda GL 1.800 Gold Wing e Harley-Davidson Ultra Limited
Veja as motor touring em oferta na Webmotors!

Motard


Um dia pegaram uma moto trail e trocaram a roda dianteira de aro 19 ou 21 por outra, com aro 16 ou 17 - às vezes de liga no lugar da anterior, raiada. Aí rebaixaram o para-lama dianteiro para ficar rente a essa nova roda, mudaram o guidom e mais alguns detalhes estéticos e nasceram as motards, que no fim das contas são ex-trail agora adequadas a rodar forte no asfalto.
Exemplo: a finada Yamaha XTZ 125 X (fora de linha)

Scooter


Para ser um scooter, a exigência básica, em teoria, é que o modelo tenha transmissão continuamente variável CVT. Além disso, nos scooters o piloto vai sentado, e não "montado" sobre alguma parte central do veículo. O tamanho do motor não é critério para definir um scooter.
Exemplos: Honda PCX 150, Yamaha NMax 160 e Dafra Citycom HD 300.
Confira as ofertas de scooters da Webmotors!

Motonetas


Parecem scooters, mas não são. Nestes modelos, o piloto vai montado, quase como em uma motocicleta tradicional, mas tem que trocar marchas - mesmo quando a embreagem é automática ou semi-automática, como é bastante frequente. Algumas também são chamadas de "underbone", devido às dimensões particularmente compactas.
Exemplo: Honda Biz 110 e 125, e Haojue Nex 110.

Comentários

Carregar mais