Com sua discrição habitual, a Dafra lançou no mercado brasileiro a linha 2022 da naked Apache RTR 200. E a moto chega com melhorias interessantes: ganhou novo design no conjunto de farol e moldura dianteiros, novas cores, iluminação com LEDs e embreagem deslizante.
A marca não informou se a moto vendida no Brasil também passou a ter três novos recursos já existentes no modelo original vendido na Índia - os três modos de pilotagem, a conectividade Bluetooth no painel e as suspensões fornecidas pela japonesa Showa. Então, presumimos que eles ficaram de fora.
A Dafra Apache RTR 200 é originalmente fabricada pela TVS indiana e o modelo atual foi lançada por lá no final de 2019. O farol agora tem aparência menos simétrica - é levemente ovalado - e ganhou luzes de rodagem diurnas (DRLs) na parte superior. A moldura externa acompanha as novas linhas. O farol é de LED, assim como a lanterna e os piscas. Também há novos adesivos, mas a faixa sobre o tanque continua lá.
O motor é o mesmo de antes: o monocilíndrico de 198 cm³ refrigerado a ar e óleo, que rende 21 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 1,78 kgf.m de torque a 7.000 rpm. O painel digital tem tela de LCD e fundo branco.
As suspensões continuam tradicionais, com garfos dianteiros e monochoque traseiro - esta, com sete ajustes na pré-carga da mola -, e cursos de 11,7 cm na frente e 10,5 cm atrás. Sob o banco há uma tomadinha USB para carregar dispositivos eletrônicos.
Os freios são a disco nas duas rodas com assistência de sistema combinado CBS (lá fora a moto já tem ABS). As rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas, que calçam pneus nas medidas 90/90 R17 na frente e 130/70 R17 atrás. O tanque leva razoáveis 12 litros de combustível. Outras especificações importantes da Apache RTR 200 são o comprimento de 2,05 m, o entre-eixos de 1,35 m, o vão livre de bons 18 cm, a altura do banco de 80 cm e o peso a seco de 139 quilos.
As novas cores são o azul fosco e a preta. O bonito vermelho fosco que estava em linha infelizmente sai de cena. O preço público sugerido é de R$ 15.990. Antes, custava R$ 14.690 - ou seja, um aumento coerente com as melhorias. Além disso, a moto continua mais barata (e, para muita gente, mais bonita) do que Honda CB 250F Twister e Yamaha Fazer 250.