Dafra Apache RTR 200 ganha linha 2021

Modelo mantém especificações e só o preço mudou. Novidades da versão original indiana ficaram somente para 2022

  1. Home
  2. Motos
  3. Dafra Apache RTR 200 ganha linha 2021
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Dafra começa a vender este mês a linha 2021 da Apache RTR 200. O preço mudou de R$ 13.490 para R$ 14.690. De resto... nenhuma novidade. O conjunto da moto, que originalmente é fabricado pela TVS indiana e, depois, montado em Manaus, é até atraente, mas havia a expectativa da linha desde ano já receber os aprimoramentos feitos na versão original indiana em novembro do ano passado - conforme noticiamos aqui.

Thumbnail 2. Dafra Apache Rtr 200
Embora não tenha recebido as melhorias já presentes no modelo indiano, a Apache RTR 200 exibe um bom conjunto
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No entanto, isso não aconteceu e a "nossa Apache" está dois anos atrasada. Lá fora, a moto ganhou, em 2019, ABS nos freios, injeção remapeada, farol de LED com luzes de rodagem diurna (DRL) e painel de LCD com conectividade por Bluetooth, que permite navegação por GPS, reprodução de funções do smartphone e até alguns dados de telemetria.

As opções de cores são preta com detalhes em vermelho ou vermelha com detalhes em preto
Crédito: Divulgação
toggle button

Em novembro de 2020, agregou mais recursos. Passou a ter, por exemplo, três modos de pilotagem - urban, sport e rain (urbano, esportivo e chuva) - cujos "setups" são feitos por um botão no painel. No modo esportivo, toda a potência e torque do motor são liberados e a interferência do ABS é limitada.

Nos outros dois, a entrega das forças é limitada e o ABS interfere mais. É um funcionamento mais simples do que vemos em motos de alta cilindrada e potência, mas o suficiente para dar mais segurança a um modelo de 200 cm³.

O motor monocilíndrico de 197,7 cm³ rende 21 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque de 1,85 kgf.m a 6.500 rpm
Crédito: Divulgação
toggle button

Além disso, ainda recebeu suspensões dianteiras fornecidas pela grife japonesa Showa, manetes de embreagem e de freio com três opções de regulagem e um novo pneu traseiro de alta performance - segundo a fabricante, o modelo proporciona mais tração, estabilidade e durabilidade que o antecessor.

O painel da Apache é uma tela de LCD com bom volume de informações e fácil visualização
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor, porém, nunca mudou. Desde o começo é o mesmo monocilíndrico de 197 cm³, que rende 21 cv de potência máxima a 8.500 rpm e torque de 1,85 kgf.m a 6.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas e embreagem deslizante - recurso que impede o travamento da roda traseira nas reduções mais radicais.

O banco da moto é partido em suas seções, uma para o piloto e outra para o garupa
Crédito: Divulgação
toggle button

Outras especificações importantes da Dafra Apache RTR 200 são o peso de 139 quilos, os freios dianteiro e traseiro a disco, a altura do banco de 80 cm, ótimo vão livre de 18 cm, os pneus nas medidas 90/90 R17 e 130/70 R17, ambos sem câmara, o tanque para enxutos 12 litros de combustível.

A lanterna e os piscas traseiros têm lente branca e iluminação com LEDs
Crédito: Divulgação
toggle button

Enquanto os aprimoramentos não chegam, a Apache vendida no Brasil continua com seu conjunto mais modesto - painel de LCD, carregador USB e piscas e lanterna com LEDs. As opções de cores são as mesmas de antes: vermelha com detalhes em preto ou preta com detalhes em vermelho.

Comentários