A Dafra comunicou hoje que encerrou oficialmente a produção de modelos da TVS indiana. Iniciada em 2010, a parceria resultou em mais de 40 mil motos e scooters montados pela marca nacional em Manaus (AM).
Com a decisão, a Apache, único modelo TVS que ainda era feito pela Dafra no Polo Industrial de Manaus (PIM) sai de linha definitivamente. A Dafra, porém, diz que continuará fornecendo peças de reposição e garantindo assistência técnica para as Apache RTR 150 e RTR 200 em suas concessionárias.
Os outros modelos atualmente vendidos pela Dafra no mercado brasileiro são todos originariamente feitos pela SYM Sanyang de Taiwan. São os scooters Cruisym 150 e 300, Citycom 300 CBS e HD 300, e ainda o Maxsym 400, assim como as motocicletas NH 190 e NH 300.
Há 14 anos a Dafra monta em Manaus (AM) modelos da SYM Sanyang, e agora essa parceria será ampliada. A marca nacional diz que vi atualizar seu lineup "nos próximos anos" e que já tem um lançamento previsto para este ano - que ocupará o lugar da Apache RTR 200. Então, podemos esperar uma naked urbana nessa faixa de cilindrada, de origem SYM Sanyang.
No site da SYM, aparecem apenas duas motocicletas. Uma é a SYM NH T, crossover que dá origem às nossas NH 190 e NH 300 - lá a moto existe, ainda, com motor de 125 cm³. A outra é a naked SYM NH X, uma naked urbana com visual bacana e bom recheio.
A moto tem farol de LED dividido em duas seções horizontais, rabeta curtinha, painel de LCD, duas entradas USB, rodas de liga leve e até distribuição de peso 50/50 %. As suspensões são tradicionais, com telescópios dianteiros e monochoque traseiro, os dois freios são a disco com ABS no dianteiro, e os pneus têm medidas 110/70 R17 na frente e 130/70 R17 atrás. A moto pesa 143 quilos e tem tanque para 11 litros.
Ou seja, o visual é interessante - bem mais até que o da TVS Apache RTR -, e as especificações básicas são coerentes. O problema aí é o motor, que tem apenas 125 cm³ e rende modestos 10,7 cv de potência a 9.000 rpm com torque de 0,9 kgf.m a 7.500 rpm. São números insuficientes para fazer frente aos modelos de baixa cilindrada que reinam no mercado brasileiro, que têm motores com 150 cm³ ou 160 cm³.
Pelo menos esse motor já atende à norma de emissões Euro 5, equivalente à nossa norma Promot 5, que entrou em vigor ano passado. Ou seja, a moto poderia ser homologada no Brasil atualmente.
Uma solução aí seria montar a moto em Manaus (AM) com o motor de 190 cm³ que já equipa a nossa NH 190. Como as duas motos - SYM NH T e SYM NH X - compartilham o chassi e vários outros componentes, não seria algo tão complicado. E ainda facilitaria a logística e o pós-venda por aqui. Neste momento, nossa aposta para o próximo lançamento da Dafra por aqui é esta. A conferir.
Muita gente não sabe, mas a taiwanesa Sanyang Motor Co. é uma empresa consolidada no setor de suas rodas. Fundada em 1954, em Taipei, como Sanyang Electric Machinery Plan, começou a produção de motociclos em 1961, em colaboração com a Honda.
Em 1995, a marca SYM foi criada especificamente para a comercialização de veículos de duas rodas. Atualmente a empresa tem sede na cidade de Hukou e é dona de três grandes fábricas de motos e scooters - em Taiwan, na China e no Vietnã.
As operações com a Dafra brasileira já têm 14 anos. As motos e scooters vêm desmontadas de Taiwan e são montadas na fábrica da Dafra, em Manaus. Em 2023, a SYM vendeu em todo o mundo mais de 500 mil motocicletas e scooters.