A Dafra segue viva no mercado brasileiro. Embora suas operações tenham encolhido um bocado nos últimos anos, a marca mantém suas atividades e, de vez em quando, lança uma boa novidade. Agora, apresenta oficialmente a Dafra NH 300, uma trail de cilindrada baixa/média que foi exibida pela primeira vez no Festival Interlagos do ano passado.
A moto é mais um fruto da parceria da marca brasileira com a taiwanesa Sym Sanyang. Ou seja, vem desmontada de lá e é montada em Manaus pela Dafra, onde também ganha os adesivos de identificação.
A proposta da NH 300 é brigar por um pedacinho do segmento de modelos trail de baixa/média cilindrada. Parada dura, pois a moto vai encarar a Yamaha XTZ 250 Lander e a nova geração da Honda XRE 300, que ganhará o sobrenome "Sahara" e está para sair do forno.
O preço é até competitivo: R$ 23.990, o mesmíssimo da Lander na tabela e certamente abaixo do que será pedido pela nova XRE, que deve vir na faixa dos R$ 27 mil.
O motor da NH 300 é um monocilíndrico refrigerado a água e injetado, com 278 cm³ de capacidade cúbica. Rende 25,2 cv de potência a 7.500 rpm com torque 2,45 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Tudo gerenciado por um câmbio de seis marchas com secundária por corrente.
Nesse aspecto, a NH 300 supera a Lander, cujo motor flex chega a 20,9 cv a 8.000 rpm e a 2,1 kgf.m a 6.500 rpm, com etanol. A nova XRE terá o mesmo motor flex da recém-lançada CB 300F - na naked, são 24 cv a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m a 5.500 rpm, também com etanol.
Vale lembrar que a Kawasaki Versys 300 está na mesma faixa de cilindrada, mas não entra diretamente nessa briga por ter motor bicilíndrico e preço bem superior - está em R$ 35.310. A Dafra NH 300 chegará às concessionárias da marca na segunda quinzena de abril.