A Ducati ainda tem uma presença discreta no mercado brasileiro, mas na Itália é uma das marcas de maior prestígio. E apresentou, esta semana, as novidades para as linhas XDiavel e Scrambler. Há novas versões, cores inéditas e aprimoramentos mecânicos. Vamos por partes...
Na linha XDiavel, chegam duas novas versões - Dark e Black Star. A Dark, como entrega o próprio nome, é toda pintada na cor preta fosca. Quadro, motor e rodas são no mesmo tom, e apenas o escape curtinho e os discos de freio "destoam" na cor prata.
Já a Black Star é mais "extrovertida" e surge com duas cores principais - preta e cinza, separadas por uma faixa vermelha que atravessa o tanque de combustível (que ainda tem um "X" na parte superior). Vai agradar, principalmente, ao público americano, que curte esses padrões de pintura. Outras diferenças nesta versão são o acabamento em camurça que reveste o banco e as tampas dos cabeçotes pintadas na cor vermelha.
Ambas têm novo escape, sempre na cor prata. O desenho mudou, mas a peça continua curtinha e com duas ponteiras. Na mecânica, a principal novidade é a adequação à norma de emissões Euro5, que exigiu aprimoramentos. Vieram, também, 8 cv de potência e 0,2 kgfm de torque a mais - agora são 160 cv e 13kgfm. Mas, segundo a marca, a curva de entrega da potência ficou mais suave.
A XDiavel Dark custa, na Europa, 19.990 Euros. Já a Black Star parte de 24.990 Euros e a terceira versão, a S, que tem aquela roda traseira diferente e linda e é remanescente de anos anteriores, parte de 24.290 Euros.
A Ducati Scrambler é uma das motos mais divertidas da atualidade. Na linha 2021, ganhou uma nova versão, batizada de Nightshift, uma nova Desert Sled com esquema de cores "sparking blue" e mais detalhes off-road, e ainda nova cor para versão Icon.
A Nightshift é voltada para o uso urbano. Simples e minimalista, é pintada num tom cinza claro e aposta num jeitão cafe racer, com espelhos nas pontas do guidom, ausência de para-lamas traseiro e banco reto, mas para dois passageiros (apertados).
Já Desert Sled tem uma pegada mais off-road, com pneus cravudos, guidom mais alto, para-lamas bem distantes dos pneus e cores mais alegres. Aqui, vemos o modelo com pintura no tanque nas cores branca e azul, com uma faixa vermelha - chamado de “sparking blue” - , e rodas douradas.
O conjunto, segundo a Ducati, é um "tributo" às motos de enduro dos anos 80. O banco tem tecido antiderrapante, a suspensão dianteira tem 20cm de curso e o farol vem com grade protetora. Enfim, diversão pura!
Por fim, a versão Icon ganha a opção da pintura na cor "Ducati red", aquele vermelhão bonito que já vemos em outras motos da marca. Mas permanece em linha a Icon Dark, pintada de cinza fosca.
A Nightshift chega por 10.990 Euros, a Desert Sled por 11.890 Euros e aIco Red, a 9.290 Euros. Além delas, permanecem em linha as versões Icon Dark, Sixty2, Full Throttle e Café Racer, todas com o mesmo motor bicilíndrico de 803cm³, 73 cv e 6,8 kgfm.
Confira o vídeo de apresentação das motocicletas: