A nova Ducati DesertX Rally foi lançada na Itália. A versão mais radical da big trail da marca italiana tem mudanças para os pilotos que querem uma experiência off-road mais intensa.
As alterações feitas na já muito bem disposta DesertX amplificam as habilidades da moto e incluem atualizações significativas na suspensão e nas rodas – sem dúvida duas das coisas mais importantes para atividades sérias de enduro.
Assim como no modelo padrão, a Ducati DesertX Rally tem o motor Testrastetta de 937 cm³, que também equipa os modelos Monster e Multistrada V2 S. Ou seja, são 110 cv de potência a 9.250 rpm e torque máximo de 9,3 kgf.m a 6.500 rpm.
As mudanças da DesertX Rally em relação ao modelo padrão começam nas suspensões. Na frente, há um garfo de cartucho fechado KYB de 48 mm com compressão e retorno ajustáveis. Foi dada uma atenção especial aos detalhes para evitar a cavitação (daí o design do cartucho fechado) e diminuir o atrito.
Neste último ponto, os tubos do garfo apresentam um revestimento Kashima, enquanto os controles deslizantes recebem um revestimento tipo diamante (DLC) para manter tudo funcionando suavemente. Na traseira, o amortecedor KYB possui pistão de 46 mm com compressão ajustável em altas e baixas velocidades, além de ajuste de pré-carga e retorno.
O curso da suspensão dianteira é de 25 cm, enquanto na traseira totaliza 24 cm, enquanto a distância mínima do solo é de 28 cm - números excelentes! Os pilotos também encontrarão um amortecedor de direção Öhlins ajustável no guidão, que permite um controle ainda mais preciso.
Outra grande mudança na Ducati DesertX Rally 2024 são as rodas. Os cubos de alumínio ficam no centro, irradiando raios de aço carbono para um conjunto de aros Excel Takasago fortes e leves, que perdem meio quilo em peso não suspenso em comparação com as rodas da DesertX originais. As medidas das rodas são as mesmas, 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás, e vêm com pneus Pirelli Scorpion Rally STR.
Outras características da nova Ducati DesertX Rally são um novo para-lama dianteiro alto com uma nova linha de freio dividida para acomodar a realocação; braçadeiras de garfo usinadas; pedais de freio e câmbio ajustáveis, também usinados; e uma pintura Iron Giant dedicada, exclusiva para esta moto. Esses recursos se somam ao conjunto padrão de recursos encontrados na DesertX "comum".
Você pode ter se perguntado sobre a capacidade extra de combustível. Embora não esteja incluído como um recurso padrão na DesertX Rally, a Ducati possui um tanque de combustível auxiliar acessório, que é montado na traseira da moto e acomoda oito litros adicionais de capacidade de combustível. Com esse segundo tanque, a moto tem um alcance estimado 40% maior do que o padrão com o tanque único dianteiro de 21 litros.
Por enquanto não existe previsão do lançamento desta versão da moto no Brasil. Mas por aqui a Ducati já vende a DesertX padrão, apresentada oficialmente durante o Festival Interlagos 2023. A moto custa R$ 97.990, além do frete.