A Ducati vai dar uma moral ao mercado americano: venderá somente lá, na Terra do Tio Sam, uma série especial da Hypermotard 950. Apenas 100 unidades da moto, com o sobrenome RVE, serão produzidas - e todas serão comercializadas unicamente mediante pré-reservas.
A Hypermotard 950 RVE nem é tão diferente da versão de produção normal. O que a diferencia - e lhe dá uma aura de exclusividade- é sua pintura inspirada em arte de rua e batizada de "Grafitti" e, claro, o fato de ser feita em uma escala bem reduzida.
Segundo a Ducati, o processo de pintura das RVE demanda mão de obra altamente qualificada: os "pintores" fazem o trabalho em várias fases e aplicam adesivos extremamente finos. O resultado remete a pinturas feitas com airbrush, processo normalmente usado apenas por customizadores e que comumente não é aplicado em linhas de produção dos grandes fabricantes.
A RVE é baseada em uma moto conceito que foi exibida na edição de 2019 do famoso concurso de design Concorso d’Eleganza Villa d’Este, realizado anualmente na margem ocidental do Lago de Como, na Itália. Criada pelo Centro Stile Ducati, a moto conceito conquistou o primeiro lugar na categoria "Motos conceito: novo design e protótipos de fabricantes e construtores independentes".
Os designers da marca se inspiraram naquele conceito de 2019 e criaram um visual similar para a linha Hypermtard 950, o que deu origem à configuração RVE - que ficará entre as versões básica e topo de linha SP da moto. A Hypermotard foi a escolhida no line-up da marca por seu visual já extremamente agressivo e exótico, que inclui o escape duplo sob o banco, o icônico quadro treliçado bem aparente e o banco quase reto.
O motor é o conhecido Testastretta de dois cilindros em L, que tem 937 cm³ e rende 114 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 9,8 kgf.m a 7.250 rpm. Vale lembrar que 80% desse torque já estão disponíveis nas 3.000 rpm e, por isso, a Hypermotard é uma das motos preferidas por quem gosta de pilotagem bem agressiva - sem contar que o curto entre-eixos permite fazer curvas inacreditáveis.
A RVE também terá todo o habitual aparato eletrônico das Ducati, como quickshifter bidirecional, ABS atuante em curvas e controles de tração e anti-empinamento, entre outros. Suspensões com ajustes (Sachs na traseira), rodas Marzocchi e freios Brembo são outras especificações de alto nível da moto.
O preço da moto nos Estados Unidos será de US$ 15.695 - pouco menos de R$ 75.000. Vale lembrar que algumas versões da Ducati Hypermotard já foram vendidas no Brasil: a Hypermotard 796 de 2010 a 2012; a 821 de 2013 a 2016; a 1.100 Evo de 2008 a 2012 e sua versão mais nervosa Evo SP em 2011 e 2012.