A Ducati curte criar séries especiais para valorizar suas motos e ataca novamente: lançou, na Itália, a versão Nera para a XDiavel. Criada em parceria com a grife de móveis Poltrona Frau, também italiana, a XDiavel Nera terá apenas 500 unidades produzidas, todas numeradas, e suas vendas começarão em março lá na Europa. Algumas unidades poderão vir para o Brasil sob encomenda, mas ainda não há preço definido para cá - no velho Continente, é cotada em 29.290 euros, ou pouco mais de R$ 172.000 em conversão direta.
A Nera é, na prática, a mesma XDiavel de sempre. O que muda são alguns acabamentos, feitos especialmente para a série especial. É o caso do banco: o comprador pode escolher entre cinco cores - vermelho, marrom, azul, cinza ou verde escuro. A forração, aliás, é feita artesanalmente e com um material chamado Pelle Flau, uma espécie de couro especial com microfurinhos. Não importa a cor, a peça ainda tem a bossa de vir toda estampada com a letra "X" estilizada. Coisa "ryca"!
No resto da moto, alguns detalhes aparecem também na cor vermelha. É o caso das tampas dos cabeçotes (opcionais) e das pinças de freio. A pintura das carenagens, porém, segue um padrão chamado "black on black", que mescla o preto em tons brilhante e fosco.
O motor também é o mesmo da Ducati XDiavel tradicional: o Testastretta de 1.262 cm³ que rende 160 cv de potência máxima a 9.500 rpm e 13 kgf.m e torque a 5.000 rpm. A versão também mantém o aparato eletrônico tradicional, composto por unidade de medição inercial de seis eixos, ABS otimizado para curvas, modos de pilotagem, controle de tração, piloto automático (cruise control), e controle de largada, entre outros.
E não podemos deixar de destacar, sempre, o lindíssimo painel de instrumentos com tela de TFT coadjuvado por um pequeno cluster, logo acima, com luzes-espia adicionais. A Ducati XDiavel convencional é vendida no mercado brasileiro atualmente por R$ 124.990.