Mais uma big trail de grande porte e desempenho arrasador está prestes a chegar ao mercado brasileiro: a fabricante italiana acaba de abrir a pré-venda da Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar no país.
A marca italiana não revelou exatamente quando a moto chega ao país - limitou-se a dizer que será "nas próximas semanas". A pré-venda começou hoje, será válida durante este mês de abril e inclui apenas 70 unidades da moto.
Para ser um dos primeiros proprietários da nova Ducati, o pretendente deve pagar um sinal de R$ 10 mil diretamente em um dos concessionários da marca no Brasil. Curiosamente a fabricante não revelou o preço da moto - será comunicado na data do lançamento, que também não foi anunciada.
Quando chegar, a Ducati Multistrada Rally Adventure Travel & Radar será a big trail mais potente do país - e, provavelmente, também a mais completa em equipamentos e dispositivos de assistência à pilotagem.
Embora seja uma big trail e inclua "Rally Adventure" em seu nome, essa versão da Ducati Multistrada é mais voltada para o uso no asfalto e privilegia o conforto do piloto e do garupa. Tanto que já vem de fábrica com baús laterais de alumínio e com um para-brisa redesenhado, que é 4 cm mais alto e 2 cm mais largo que os das outras Multistrada. Assim, protege mais contra o vento.
Outras especificações interessantes do modelo são o baixíssimo peso (seco) de 238 quilos e o tanque para 30 litros, que proporciona excelente autonomia (não declarada pela fabricante).
O motor é o conhecido Granturismo V4, que tem 1.158 cm³ de cilindrada e rende 170 cv de potência com 12,5 kgf.m de torque. É o mesmo da Multistrada V4 S, entre outros modelos da marca italiana.
Para melhorar o conforto térmico dos viajantes e também reduzir o consumo de combustível, o motor ganhou um dispositivo que desativa os dois cilindros traseiros mesmo em movimento.
A Ducati diz que é a primeira vez que este sistema é introduzido numa motocicleta de produção. Mas algumas Harley-Davidson já têm esse recurso - no caso, o desativamento do cilindro traseiro do motor V2 quando a temperatura sobe demais.
A nova versão também tem as palavras "Travel & Radar" no nome. Isso porque é equipada com radares dianteiro e traseiro que enviam informações ao piloto automático adaptativo (Adaptive Cruise Control - ACC), que torna a pilotagem menos cansativa em trechos longos de estrada, e ao alerta de pontos cegos (Blind Spot Detection - BSD), que sinaliza a presença de veículos que se aproximam nos cantos cegos dos espelhos.
Não por acaso, esses dois assistentes de pilotagem também estão presentes na recém-lançada BMW R 1300 GS, que tivemos oportunidade de pilotar recentemente. Sim, a briga entre as big trails mais sofisticadas do mundo chegou em um novo patamar!
A nova Multistrada Rallye Adventure Travel & radar também é equipada com ABS Cornering, o sistema antitravamento aprimorado para uso em curvas, e com a iluminação adaptativa em curvas (Ducati Cornering Lights - DCL), que melhora a visibilidade noturna iluminando o interior das curvas.
A moto tem, ainda, controles eletrônicos antiempinamento (Ducati Wheelie Control - DWC) e de tração (Ducati Traction Control - DTC). Os dois recursos interferem na força que é despejada na roda traseira com base na inclinação do veículo.
Como nas outras Multistrada V4, os intervalos de manutenção deverão ser feitos a cada 15 mil quilômetros ou 24 meses (troca de óleo e afins), e a verificação da folga das válvulas deverá ser feita a cada 60 mil quilômetros.