A nova Ducati Multistrada V4 S Grand Tour foi apresentada pela fabricante italiana de motocicletas nesta terça-feira (19), na Itália.
De acordo com a marca, essa é a Multistrada V4 mais completa e adequada a viagens de longa distância com conforto e segurança. Por enquanto não existe previsão de lançamento do modelo no Brasil.
A Multistrada V4 S Grand Tour tem todos os opcionais disponíveis para a linha da big trail. Baseada no modelo S com configuração Travel & Radar, tem de série o sistema de radar com controle de velocidade adaptativo (ACC) e a detecção de ângulo morto (BSD) para melhorar a segurança e o conforto na condução.
Além disso, a nova Ducati Multistrada V4 S Grand Tour tem monitoramento de pressão dos pneus, luzes de LED adicionais para melhorar a visibilidade à noite e em caso de nevoeiro, malas laterais com volume total de 60 litros e cavalete central.
A Multistrada V4 S Grand Tour tem ainda manoplas e assentos (do condutor e do passageiro) aquecidos, tampa de combustível com sensor de presença - não é preciso usar a chave, que é presencial, para abrir o bocal.
Como acontece com todas as motos da família Multistrada V4, a Grand Tour também é equipada com o sistema de navegação baseado na solução Phone Mirroring, que permite transformar o painel TFT de 6,5 polegadas num navegador de mapas colorido com todas as informações necessárias para pilotar a motocicleta.
Na Multistrada V4 S Grand Tour existe ainda a função "Pré-carga Mínima", que permite ao piloto abaixar a moto nas paradas e nos deslocamentos em baixa velocidade, reduzindo ao mínimo a pré-carga dos amortecedores. A função Easy Lift, por outro lado, reduz o esforço necessário para levantar a moto do cavalete lateral, abrindo o sistema hidráulico da suspensão quando a chave está na posição "on".
Além disso tudo acima que já descrevemos, o pacote eletrônico da Multistrada V4 S Grand Tour tem ABS otimizado para curvas, controles anti-empinamento e de tração, iluminação otimizada para curvas e auxílio a partidas em rampas.
Na Multistrada V4 S Grand Tour, a unidade de medição inercial (IMU) também se comunica continuamente com o sistema de controle de suspensão semi-ativo. Este sistema não só é capaz de analisar as condições de condução e ajustar instantaneamente o sistema hidráulico do garfo e do amortecedor traseiro, mas pela primeira vez também integra a função de nivelamento automático.
Só o motor que não é novidade: a moto usa o conhecido quatro cilindros em V de 1.158 cm³, batizado pela marca de Ducati V4 Granturismo. O V4 entrega 170 cv de potência com torque máximo de quase 13 kgf.m.