A Ducati prepara, meio na surdina, o lançamento da Multistrada V4 S no mercado brasileiro. A marca já abriu cadastro de pré-venda em seu site e deve lançar a moto, efetivamente, lá pela segunda quinzena de março. O preço ainda não foi revelado, mas fontes ligadas à marca nos disseram que o preço provavelmente ficará entre R$ 160.000 e R$ 170.000. A conferir.
Essa Multistrada usa o motor V4 que já vemos nos modelos Streetfighter e Panigale, porém com maior capacidade cúbica. Na naked e na superbike, são 1.103 cm³. Na big trail, são 1.158 cm³. Porém, isso não significa necessariamente mais potência: naturalmente o propulsor foi recalibrado para ficar mais adequado à proposta de uso misto da moto. Nela, que pesa 218 quilos a seco, são 170 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm.
Para comparar, na superesportiva Panigale V4 S (que tem apenas 174 quilos), o motor chega a 217 cv de potência com 12,4 kgf.m. Já na fogosa Streetfighter V4 S (178 quilos), foi "amansado" para 208 cv de potência, com 12,6 kgf.m de torque.
A Ducati Multistrada V4 S tem 4 modos de pilotagem (urban, touring, sport e enduro), ABS otimizado para curvas, controles de tração e anti-empinamento, e luzes de rodagem diurna (DRLs) e de frenagem de emergência, entre outros recursos habituais. Mas seu grande barato são os dois "radares", um na frente e outro atrás, que avisam ao piloto sobre veículos nos pontos cegos, entre outros alertas. O painel, claro, é uma tela de TFT cheia de informações e com conectividade a smartphone por Bluetooth.
Na Europa, custa iniciais 22.340 euros, ou pouco mais de R$ 131.000. Atualmente, a Ducati vende no Brasil as versões Multistrada 950 S, que tem 113 cv e 9,6 kgf.m (e que na Europa mudou de nome para Multistrada V2), e custa R$ 102.990, e a 1.260 S, que tem 158 cv, 12,8 kgf.m e preço de R$ 119.990. Esta última provavelmente sairá de linha depois da chegada da V4 S, mas isso não acontecerá de imediato.