Essas atualizações serão feitas no modelo 2023, mas também será disponibilizado no modelo 2022 - para isso, o proprietário deverá ir a uma concessionária autorizada para fazer o remapeamento. O aprimoramento chega um ano depois da estreia da versão mais recente da Panigale - sua terceira geração , que é equipada com o motorzaço de quatro cilindros em V que rende 215,5 cv de potência e 13 kgf.m de torque.
As novas máquinas receberão o software Engine Brake Control Evo 2, que apresenta três níveis selecionáveis com diferentes calibrações de marcha em cada modo. À medida que a carga na roda traseira aumenta, mais freio-motor é aplicado. Isso significa que deve ser menos intrusivo em uma frenagem forte inicial e depois aumentar em intensidade à medida que o a moto atinge o centro de uma curva. O objetivo é melhorar a estabilidade e reduzir a chance de travamentos da roda traseira.
Já no caso do quickshifter o objetivo foi implementar um funcionamento mais suave, para facilitar a pilotagem fora dos trackdays. Em vez de cortar a injeção durante uma mudança com aceleração parcial, o novo sistema retarda o ponto de ignição – o que significa que as trocas de marcha são feitas sem qualquer corte no motor, justamente para que a mudança seja mais suave. O "upgrade" também pretende tornar mais estáveis as trocas de marcha em aceleração máxima.
Também há ajustes no ventilador de resfriamento, para tentar manter o calor do motor longe do piloto. As superbikes V4 de Bolonha sempre lutaram contra isso e podem causar algum desconforto em velocidades mais lentas nos dias quentes. Por fim, também foram feitos ajustes no acelerador eletrônico e no controle de tração.