Ducati Panigale V4 2023 terá melhorias eletrônicas

Superbike ficará mais fácil de ser pilotada com atualização de software, que também poderá ser feita nos modelos atuais

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Alexandre Ciszewski
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A Ducati segue em frente com seu compromisso de produzir superbikes mais fáceis de pilotar e, para isso, vai mexer na eletrônica da Panigale V4 para 2023. A idéia é fazer atualizações no software de bordo que controla a frenagem do motor, o controle de tração e o funcionamento do quickshifter - dispositivo que permite trocas de marcha sem uso de embreagem e sem aliviar o acelerador.

Essas atualizações serão feitas no modelo 2023, mas também será disponibilizado no modelo 2022 - para isso, o proprietário deverá ir a uma concessionária autorizada para fazer o remapeamento. O aprimoramento chega um ano depois da estreia da versão mais recente da Panigale - sua terceira geração , que é equipada com o motorzaço de quatro cilindros em V que rende 215,5 cv de potência e 13 kgf.m de torque.

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O remapeamento feito na Panigale tem como principal objetivo tornar a pilotagem da moto mais fácil e menos bruta
Crédito: Divulgação
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As novas máquinas receberão o software Engine Brake Control Evo 2, que apresenta três níveis selecionáveis com diferentes calibrações de marcha em cada modo. À medida que a carga na roda traseira aumenta, mais freio-motor é aplicado. Isso significa que deve ser menos intrusivo em uma frenagem forte inicial e depois aumentar em intensidade à medida que o a moto atinge o centro de uma curva. O objetivo é melhorar a estabilidade e reduzir a chance de travamentos da roda traseira.

Já no caso do quickshifter o objetivo foi implementar um funcionamento mais suave, para facilitar a pilotagem fora dos trackdays. Em vez de cortar a injeção durante uma mudança com aceleração parcial, o novo sistema retarda o ponto de ignição – o que significa que as trocas de marcha são feitas sem qualquer corte no motor, justamente para que a mudança seja mais suave. O "upgrade" também pretende tornar mais estáveis as trocas de marcha em aceleração máxima.

Também há ajustes no ventilador de resfriamento, para tentar manter o calor do motor longe do piloto. As superbikes V4 de Bolonha sempre lutaram contra isso e podem causar algum desconforto em velocidades mais lentas nos dias quentes. Por fim, também foram feitos ajustes no acelerador eletrônico e no controle de tração.

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