Ducati Panigale V4 2023 terá melhorias eletrônicas

Superbike ficará mais fácil de ser pilotada com atualização de software, que também poderá ser feita nos modelos atuais

  1. Home
  2. Motos
  3. Ducati Panigale V4 2023 terá melhorias eletrônicas
Alexandre Ciszewski
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Ducati segue em frente com seu compromisso de produzir superbikes mais fáceis de pilotar e, para isso, vai mexer na eletrônica da Panigale V4 para 2023. A idéia é fazer atualizações no software de bordo que controla a frenagem do motor, o controle de tração e o funcionamento do quickshifter - dispositivo que permite trocas de marcha sem uso de embreagem e sem aliviar o acelerador.

Essas atualizações serão feitas no modelo 2023, mas também será disponibilizado no modelo 2022 - para isso, o proprietário deverá ir a uma concessionária autorizada para fazer o remapeamento. O aprimoramento chega um ano depois da estreia da versão mais recente da Panigale - sua terceira geração , que é equipada com o motorzaço de quatro cilindros em V que rende 215,5 cv de potência e 13 kgf.m de torque.

Ducati Panigale V4s Static 001 Uc355519 Low
O remapeamento feito na Panigale tem como principal objetivo tornar a pilotagem da moto mais fácil e menos bruta
Crédito: Divulgação
toggle button

As novas máquinas receberão o software Engine Brake Control Evo 2, que apresenta três níveis selecionáveis com diferentes calibrações de marcha em cada modo. À medida que a carga na roda traseira aumenta, mais freio-motor é aplicado. Isso significa que deve ser menos intrusivo em uma frenagem forte inicial e depois aumentar em intensidade à medida que o a moto atinge o centro de uma curva. O objetivo é melhorar a estabilidade e reduzir a chance de travamentos da roda traseira.

Já no caso do quickshifter o objetivo foi implementar um funcionamento mais suave, para facilitar a pilotagem fora dos trackdays. Em vez de cortar a injeção durante uma mudança com aceleração parcial, o novo sistema retarda o ponto de ignição – o que significa que as trocas de marcha são feitas sem qualquer corte no motor, justamente para que a mudança seja mais suave. O "upgrade" também pretende tornar mais estáveis as trocas de marcha em aceleração máxima.

Também há ajustes no ventilador de resfriamento, para tentar manter o calor do motor longe do piloto. As superbikes V4 de Bolonha sempre lutaram contra isso e podem causar algum desconforto em velocidades mais lentas nos dias quentes. Por fim, também foram feitos ajustes no acelerador eletrônico e no controle de tração.

Comentários
Wid badge