A Ducati Panigale V4 S 2023 foi apresentada nesta terça-feira (9/5). A superesportiva italiana ficou mais potente - agora tem 215,5 cv de potência -, recebeu atualizações eletrônicas e, consequentemente, agora exibe desempenho ainda mais forte. A boa notícia é que chegará às concessionárias da marca com o mesmo preço do modelo 2022: R$ 162.900.
A Panigale V4 S 2023 incorporou melhorias no "corpo", no chassi e no pacote aerodinâmico - onde ganhou asas duplas mais compactas e eficientes. E também foram feitos aprimoramentos na ergonomia, na ciclística, na eletrônica e no motor.
E,m sua terceira geração, a moto tem o motorzaço Desmosedici Stradale de quatro cilindros em V, que rende 215,5 cv de potência a 13.000 rpm (1,5 cv a mais que antes) e 12,6 kgf.m de torque a 9.500 giros, sendo que a 6.000 rpm o motor já entrega 80% desse torque.
A nova Ducati Panigale V4 S é equipada com o software Engine Brake Control (EBC) EVO 2, que tem três níveis selecionáveis com diferentes calibrações de marcha em cada modo. À medida em que a carga na roda traseira aumenta, mais freio-motor é aplicado. Isso significa que é menos intrusivo em uma frenagem forte inicial e, depois, aumenta em intensidade à medida que a moto atinge o centro de uma curva. O objetivo é melhorar a estabilidade e reduzir a chance de travamentos da roda traseira.
A moto recebeu uma nova estratégia para o quickshifter, com o objetivo de implementar um funcionamento mais suave para facilitar a pilotagem fora dos trackdays. Em vez de cortar a injeção durante uma mudança com aceleração parcial, o novo sistema retarda o ponto de ignição – o que significa que as trocas de marcha são feitas sem qualquer corte no motor, justamente para que a mudança seja mais suave. O "upgrade" também pretende tornar mais fáceis as trocas de marcha em aceleração máxima.
Também há ajustes no ventilador de resfriamento, para tentar manter o calor do motor longe do piloto. As superbikes V4 de Bolonha sempre lutaram contra isso e podem causar algum desconforto em velocidades mais lentas nos dias quentes. Por fim, também foram feitos ajustes no acelerador eletrônico e no controle de tração.
A nova V4S tem ainda quatro modos de pilotagem, chamados pela marca de "power modes": full, high, medium e low. Cada configuração do motor proporciona entregas de potência e torque diferentes. O modo full é o mais esportivo já usado em uma Panigale V4 S.
Esse modo permite ao motor entregar todo o seu potencial. Um novo sistema de gestão do mapa do acelerador foi desenvolvido para os modos high e medium - agora dedicado a cada uma das seis marchas, o que garante ao piloto a possibilidade de ter sempre a aceleração ideal quando abre o acelerador.
Já o modo low foi concebido para tornar a condução em estradas mais dominável. Limita a potência máxima da moto a 150 cv e disponibiliza respostas ao acelerador mais controláveis.
A Ducati Panigale V4 S 2023 já está disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil por R$ 162.900.