Acaba de nascer a primeira big trail chinesa. Ou quase: a CFMoto 800 MT tem projeto chinês, mas o coração é austríaco - o motor é fornecido pela KTM. A moto foi apresentada no Salão de Xangai, que é um evento voltado para automóveis, mas que sempre tem a participação de fabricantes de motocicletas.
Com isso, a CFMoto é a primeira marca asiática a investir em um segmento tradicionalmente dominado pelas marcas europeias e japonesas - a própria KTM, além de Triumph, BMW, Kawasaki, Suzuki, Yamaha e Honda. Aliás, aparentemente vem desta última a "inspiração" para o design da moto, que lembra um bocado a CL 1.100 Africa Twin. Mas, de certa forma, essa big trail é uma "salada": por certos ângulos também lembra modelos das outras marcas citadas.
Fruto de parceria com a KTM, a 800 MT usa o mesmo motor LC8 da 790 Adventure. São dois cilindros em linha com refrigeração a água, 799 cm³, 95 cv de potência máxima a 9.500 rpm e torque de 7,9 kgf.m a 6.500 rpm. A injeção eletrônica vem da Bosch alemã. Componentes como quadro e balança são diferentes dos usados na moto da KTM, e o tanque é maior - 19 litros. A suspensão dianteira é da Kayaba e as pinças de freio vêm da grife espanhola J.Juan.
A 800 MT surge bem equipada - ainda mais para uma moto feita na China. Tem recursos como quickshifter bidirecional (que permite a troca das marcas sem uso da embreagem e sem alívio de acelerador), painel de TFT colorido de 7 polegadas com GPS integrado, aquecimento para bancos e punhos, opção de rodas de liga leve ou raiadas (com aro 19 na frente, enquanto a moto da KTM usa aro 21), ABS atuante em curvas, acelerador eletrônico, modos de pilotagem, controle automático de velocidade, iluminação totalmente com LEDs e luz de rodagem diurna (DRL), monitoramento de pressão dos pneus e, de acordo com a versão, baús de alumínio laterais e traseiro.
A 800 MT é fabricada em uma planta a 200 km de Xangai, cuja capacidade produtiva é de 50 mil motos por ano. Além dela, a unidade também fará versões das KTM 750 Duke, Adventure e Supermoto voltadas para o mercado chinês. Mais adiante, também fará modelos da linha KTM 890 e off-road profissional.
A CFMoto 800 MT pode ser a primeira big trail chinesa, mas modelos on/off-road médios "made in China" já existem. É o caso da curiosa Hengjian Dahaidao 500, uma trail cujo design também lembra o da Honda CL 1.100 Africa Twin. Esses chineses...
A Dahaidao 500 é feita pela gigante Chongqing Hengjian Motorcycle Manufacturing Co., que produz motos com motores de até 500 cm³ sob a marca Hengjiang.
O motor é um bicilíndrico fornecido pela Loncin Motor. Rende 44 cv de potência a 8.500 rpm e 4 kgf.m de torque a 7.000 rpm. Misteriosamente esse motor é extremamente parecido com os usados na linha Honda CB 500.
Mas pelo menos uma particularidade a Dahaidao 500 tem: é uma rara moto com dois tanques de combustível - um no lugar habitual, que comporta 23 litros, e outro sob o assento, que pega mais 17 litros. Essa capacidade total de 40 litros de combustível dão à moto uma autonomia incrível, que pode chegar a 1.200 quilômetros.
Essa chinesa existe em duas versões e uma tem o sobrenome de Travel Edition - que já foi usado justamente pela Honda CL 1.100 Africa Twin (quantas coincidências!). Essa versão é mais voltada para o asfalto e, por isso, tem roda dianteira aro 19 e traseira aro 17.
Já a versão Adventure Edition (ufa, a Honda usa Adventure Sports), também voltada para um off-road mais brabo, usa roda dianteira aro 21 e traseira aro 18. Além disso, tem suspensão dianteira invertida e traseira ajustável, e pinças de freio da espanhola.
O painel é uma tela de TFT de 7 polegadas. Bem completinho, tem até indicador de pressão dos pneus e conectividade Bluetooth com o celular. Quer mais? A moto tem duas câmeras, uma na frente e outra atrás, cujas imagens podem ser vistas e gerenciadas pelo painel de TFT. Mesmo quando o assunto é moto trail, os chineses não estão para brincadeiras.