Muita gente não sabe - ou não notou -, mas a Shineray já é a terceira marca do país em vendas de motos, scooters e afins. Fica atrás apenas de Honda e Yamaha. Ainda relativamente desconhecida nos grandes mercados das regiões Sudeste e Sul, tem forte atuação no Nordeste.
Aliás, é a única fabricante "nacional" a montar suas motos fora do Polo Industrial de Manaus (PIM/AM). A fábrica da Shineray fica no Complexo Industrial de Suape, a 40 quilômetros do Recife (PE), no município do Cabo de Santo Agostinho.
Essa performance de mercado se deve basicamente a dois aspectos - linha diversificada e preços baixos. E agora a Shineray ataca novamente: lança o scooter Urban 150 EFI, que apesar do nome tem uma certa pegada aventureira e visual misteriosamente inspirado no do scooter Honda ADV 150.
O Urban 150 EFI tem chave presencial, freio com ABS, start/stop, iluminação full-LED, tomadinha USB e painel de LCD colorido com conectividade sem fio com celular, espelhamento e navegação (via sotfware Carbit Ride). Aliás, o painel de instrumentos é uma bonita tela de TFT colorida, rica em informações.
O motor é monocilíndrico, injetado e refrigerado a água. Tem 150 cm³ e entrega 12,9 cv de potência a 8.500 rpm e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Com 145 quilos, chega à velocidade máxima de 110 km/. A suspensão traseira é bichoque, com reservatórios externos de gás.
O Urban 150 EFI será vendido nas cores preta, branca e vermelha, e também na inédita cor azul turquesa. O preço? R$ 16.290. Para comparação, o Honda ADV 150 começa em R$ 23.060.