O rock'n'roll voltou a rodar pelas estradas de todo o Brasil. Depois de uma paralisação total em 2020 por conta da pandemia de covid-19, e de uma retomada muito tímida no ano passado, os encontros de motociclistas voltaram com força total e já há dezenas deles agendados para acontecer pelos quatro cantos do Brasil. Mas quais são as atrações e o que acontece durante esse tipo de evento? Quem é motociclista, gosta de estrada e de viajar, e nunca foi a um desses "encontros", deve dar uma conferida!
Os encontros de motociclistas começaram a acontecer há cerca de 30 anos. No começo, eram apenas reuniões de amigos com a paixão pelas duas rodas em comum, que marcavam de se encontrar em alguma cidade que ficasse no meio do caminho para a maioria. Eram encontros pequenos, com não mais que algumas dezenas de pessoas, no máximo.
Porém, com a proliferação de moto clubes e de motociclistas no país a partir da década de 90, os encontros começaram a ganhar corpo - tanto em número quanto em organização. Passaram a ficar mais organizados quando começaram ser realizados pelos moto clubes em suas respectivas cidades e foram aprimorados quando essa turma passou a ter o apoio oficial de prefeituras e secretarias de turismo - que viram uma forma de fomentar a economia local, já que encontros lotam cidades e, por tabela, seus hotéis e restaurantes.
Em muitas cidades pequenas e médias, o encontro de motociclistas se tornou o principal ou um dos principais eventos do ano. Só são igualados ou superados por festas de peão boiadeiro e exposições agropecuárias, no caso de localidades interioranas, e micaretas ou carnavais fora de época, nas localidades praianas. Além, claro, das festas de padroeiros e padroeiras.
Não demorou e surgiram profissionais dedicados à organização desses eventos. Isso, em alguns casos, foi um grande sucesso - bom exemplo é o encontro de motociclistas de Prado, na Bahia, cidade que até hoje fica pequena para receber tanta gente que vem até de fora do país. Em outros casos, a "profissionalização" apenas transformou o encontro em uma festa comercial, o que rapidamente foi percebido pelos motociclistas - que, por consequência, criticaram e abandonaram a festa até que ela retomasse seu perfil original.
E são muitos os atrativos desse tipo de evento. Os encontros são, na essência, uma oportunidade para motociclistas de diferentes lugares se encontrarem e confraternizarem, contarem histórias, trocarem experiências e - quase sempre - saborear um churrasco, que é considerado o "prato oficial" dos encontros.
Mas há tempos foram introduzidas várias atrações. Shows com bandas de rock, gincanas, sorteios, apresentações de wheeling (manobras radicais), barracas com venda de roupas e peças e acessórios para motos e área fechada para camping são alguns dos itens que costumam compor o cardápio de atrações desses eventos.
Ainda pode demorar um pouco até que o "antigo normal" volte, e sejam realizados em torno de mil encontros de motociclistas por ano no país - como já vimos no passado. Mas, enquanto isso, já existem dezenas de eventos programados. Confira abaixo uma pequena lista de encontros já agendados, programe-se e boa viagem. Só não deixe de, antes, revisar sua moto e dar aquela conferida na internet para confirmar a data, a realização do evento e sua programação.
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro