Entenda as diferenças entre CBS e ABS nos freios

Um joga na roda dianteira parte da pressão exercida na traseira. O outro impede o travamento nas frenagens severas

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Roberto Dutra
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Desde 2019 as motocicletas vendidas no Brasil têm que ter freios com ABS ou com freios "combinados". Nas motos com motores iguais ou acima de 300 cm³, é o ABS. Nas menores, pode ser qualquer um dos dois.

1. Freio Cbs
O CBS manda para o freio dianteiro parte da pressão aplicada no freio traseiro
Crédito: Divulgação
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Mas o caro leitor sabe exatamente as diferenças entre esses dois sistemas, e como cada um deles funciona? Vamos explicar para que o sistema de freios - coisa importante, não é? - seja mais um critério na escolha da sua próxima moto!

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O "combinado"

O sistema mais simples é o "combinado". Nas Honda, chama-se CBS, sigla para Combined Braking System. Nas Yamaha, UBS, de Unified Braking System (sistema de freios unificados). Pura semântica, pois são a mesma coisa. E efetivamente ajudam a parar a moto com eficiência, desde que o piloto saiba usá-los.

Funciona basicamente assim: componentes mecânicos distribuem a força da frenagem nos dois freios, dianteiro e traseiro, mesmo que a força original tenha sido aplicada no traseiro - uma estranha mania de muitos motociclistas que tentam evitar o uso do freio dianteiro, por receio de capotar. Bobagem...

Então, quando o piloto acionar o freio traseiro, o sistema também vai acionar o dianteiro. A frenagem acontecerá em espaço menor e sob mais controle do que seria com uma frenagem apenas da roda traseira. Para extrair o melhor desse sistema, é só frear como manda o figurino: com os dois freios!

Se ali na parte do disco mais próxima ao eixo há aqueles risquinhos simétricos, a moto tem ABS!
Crédito: Divulgação
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O uso do ABS

Os freios com sistema ABS, sigla de Anti-lock Braking System (sistema de freios antitravamento), são mais complexos. Regidos por sensores eletrônicos que "entendem" a iminência do travamento da roda em uma frenagem mais severa, atuadores entram em ação justamente para impedir esse travamento, aliviando, por conta própria, a pressão no cilindro do freio.

O ABS é capaz de impedir não apenas escorregadas e derrapagens, como até o desvio de obstáculos em plena frenagem de emergência.

Ao contrário do "combinado," o ABS exige algum treinamento por parte do piloto. É importante que ele saiba usar corretamente o sistema e aproveitar o máximo de segurança que ele pode proporcionar.

Ou seja, acionando os dois freios ao mesmo tempo e dividindo corretamente a pressão entre o dianteiro e o traseiro. Algumas poucas motos têm ABS/CBS - ou seja, os dois sistemas juntos. Aí, é o paraíso das frenagens!

Projeção da Bosch alemã mostra piloto desviando de veículos em meio a uma frenagem: isso, só com ABS
Crédito: Divulgação
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