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Entenda as diferenças entre CBS e ABS nos freios

Um joga na roda dianteira parte da pressão exercida na traseira. O outro impede o travamento nas frenagens severas

por Roberto Dutra

Desde 2019 as motocicletas vendidas no Brasil têm que ter freios com ABS ou com freios "combinados". Nas motos com motores iguais ou acima de 300 cm³, é o ABS. Nas menores, pode ser qualquer um dos dois.

Mas o caro leitor sabe exatamente as diferenças entre esses dois sistemas, e como cada um deles funciona? Vamos explicar para que o sistema de freios - coisa importante, não é? - seja mais um critério na escolha da sua próxima moto!

O "combinado"

O sistema mais simples é o "combinado". Nas Honda, chama-se CBS, sigla para Combined Braking System. Nas Yamaha, UBS, de Unified Braking System (sistema de freios unificados). Pura semântica, pois são a mesma coisa. E efetivamente ajudam a parar a moto com eficiência, desde que o piloto saiba usá-los.
Funciona basicamente assim: componentes mecânicos distribuem a força da frenagem nos dois freios, dianteiro e traseiro, mesmo que a força original tenha sido aplicada no traseiro - uma estranha mania de muitos motociclistas que tentam evitar o uso do freio dianteiro, por receio de capotar. Bobagem...
Então, quando o piloto acionar o freio traseiro, o sistema também vai acionar o dianteiro. A frenagem acontecerá em espaço menor e sob mais controle do que seria com uma frenagem apenas da roda traseira. Para extrair o melhor desse sistema, é só frear como manda o figurino: com os dois freios!

O uso do ABS

Os freios com sistema ABS, sigla de Anti-lock Braking System (sistema de freios antitravamento), são mais complexos. Regidos por sensores eletrônicos que "entendem" a iminência do travamento da roda em uma frenagem mais severa, atuadores entram em ação justamente para impedir esse travamento, aliviando, por conta própria, a pressão no cilindro do freio.
O ABS é capaz de impedir não apenas escorregadas e derrapagens, como até o desvio de obstáculos em plena frenagem de emergência.
Ao contrário do "combinado," o ABS exige algum treinamento por parte do piloto. É importante que ele saiba usar corretamente o sistema e aproveitar o máximo de segurança que ele pode proporcionar.
Ou seja, acionando os dois freios ao mesmo tempo e dividindo corretamente a pressão entre o dianteiro e o traseiro. Algumas poucas motos têm ABS/CBS - ou seja, os dois sistemas juntos. Aí, é o paraíso das frenagens!

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