Especial customização: Deus Ex Machina

As motos são verdadeiras obras divinas, mas são as camisetas que pagam a conta

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Karina Simões
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O nome é forte: Deus Ex Machina. Talvez você nunca tenha ouvido essa expressão, que vem do latim e quer dizer, literalmente, "Deus surgido da máquina". Significa um desfecho inesperado e improvável para uma obra de ficção. O uso deste termo surgiu no teatro grego, no qual muitas peças terminavam com um deus que descia ao palco preso por roldanas para desemaranhar o enredo e dar o fim “divino” – mesmo que não seja lógico - para a peça. E é mais ou menos o que a Deus Ex Machina, uma das customizadoras de motos mais famosas do mundo, faz com as motocicletas que personaliza. Muita gente ao redor do globo as consideram verdadeiras obras divinas. E são!

A marca nasceu em 2006 na Austrália, quando o empresário Dare Jennings começou a ficar reconhecido por suas motos customizadas. Ele é o mestre em inventar e reinventar conceitos super “cool” em "lifestyle". Em 1984, Jennings fundou a Mambo, que tornou-se a maior grife de surf da Austrália, e depois começou a Deus com o dinheiro que ganhou na venda da marca de surf. Desta vez, ele combinou seu amor ao surf ao amor às motos.

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Jennings sacou que não basta vender motos feitas à mão, por isso na Deus eles celebram a cultura da personalização - que nasceu na década de 1940 na Europa e América - onde a moto, sela ela qual for, é vista como uma expressão de arte e estilo de vida. Isso explica por que suas lojas são como santuários para quem tem como filosofia de vida a moto, o surf, a bike, o skate, a arte ou a música. "Todos são recebidos sob o teto da Deus, onde respeitamos a simplicidade de curtir a ‘máquina’.” Parece até papo de igreja, não? Jennings sabe bem como converter seus “fiéis”.

 Deus Ex Machina
Deus Ex Machina
Legenda: Deus Ex Machina
Crédito: Deus Ex Machina
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SANTUÁRIOS ESPALHADOS PELO MUNDO

De uma lojinha única em Sydney, Austrália, a Deus passou a ostentar espaços interessantíssimos em Tóquio, Bali, Milão e Los Angeles. Visitei os dois últimos endereços, que, além da loja e oficina, oferecem um café, um clube de música e de arte.

Deus Ex Machina
Crédito: Deus Ex Machina
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A loja de L.A. fica em Venice e é chamada de “Empório de Atividades Pós-Modernistas”. Um domingo por mês há um evento chamado “Mass” para promover a cultura custom que reúne motociclistas e entusiastas, comida e boa música. Mas, diariamente, uma galera jovem circula por ali para vivenciar aquele lifestyle. Por horas, vi gente entrando e saindo com seus laptops e cães, que gastavam algum tempo usando a internet e trabalhando em mesas ao ar livre enquanto tomavam um café. Julia Roberts é uma cliente habitual, infelizmente não a encontrei.

Qualquer artigo da loja é caríssimo. A combinação básica de jeans e camiseta não sai por menos de US $ 300, o equivalente a R$ 1.000. Há uma infinidade de itens para vender, como pranchas, jaquetas, capacetes, relógios, luvas. O que nos interessa, entretanto, são as motocicletas.

 Deus Ex Machina
Deus Ex Machina
Legenda: Deus Ex Machina
Crédito: Deus Ex Machina
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DEUS CUSTOMS

A parte de motocicletas é o coração da filosofia da Deus. Em uma porta estreita ao lado da loja de Venice, trabalha Michael Woolaway, o “Woolie”. Gear head desde que nasceu, Woolie hoje tem 57 anos. Nascido no Havaí e criado na California, ele coleciona cicatrizes e parafusos da época que era piloto de motovelocidade. Ele operou o joelho dez vezes, quebrou o braço sete vezes e fez algumas cirurgias na coluna. Bem como as motos que faz, ele mesmo é uma prova viva que o monta e desmonta pode dar certo. A cabeça, ao menos, está melhor do que nunca.

Michael Woolaway
Crédito: Michael Woolaway
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Ele se juntou à Deus em 2008, trabalha sozinho e tem a fama de fazer as motos custom mais refinadas dos Estados Unidos. Entre seus clientes mais famosos estão Orlando Bloom, Ryan Reynolds, Billy Joel, Jason Mraz and Bruce Springsteen.

Bloom e Joel compraram quarto motocicletas, cada um, feitas pelas mãos de Woolie. E elas não são baratas, custam cerca de US $60 mil cada, algo em torno de R$ 180 mil. Em entrevista para o LA Times, o músico Billy Joel disse que colecionar essas motos customizadas é um hobby meio maluco, mas ainda assim bem mais barato do que carros ou barcos.

Michael Woolaway
Crédito: Michael Woolaway
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TRABALHO DE ARTESÃO

No cartão de Woolie, seu cargo oficial é descrito como Diretor de Design de Motocicletas. Fácil imaginá-lo em um escritório rodeado de uma equipe. Todavia, ele trabalha sozinho naquela pequena oficina e não utiliza softwares de design como o CAD, nem impressoras 3-D. Há papel, lápis, moldes de madeira, martelos, alicates e máquinas de solda. Ideias e habilidade também não faltam.

Bel Air 1200
Crédito: Bel Air 1200
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As motos, feitas por ele e pelo francês Jeremy Tagand - que trabalha na filial da Austrália -, podem ser vistas em detalhes pelo site da Deus. São centenas, há modelos bobber, clássicas, scrambler, café racers, entre outras, e depois de prontas cada uma recebe um nome único e um espaço no site da Deus. Moto Grigio, Bully, Dakdaak e Bel Air 1200 são alguns nomes.

Deus Japan Firefly
Crédito: Deus Japan Firefly
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Cada moto leva meses para ficar pronta. Dependendo do projeto, são gastas de 400 a 500 horas só dobrando as peças de metal à mão. Woolie disse que na moto de Bloom, só para fazer o tanque, foram sete dias de trabalho.

The Saint
Crédito: The Saint
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A vontade de ter uma moto exclusiva aguça a excentricidade de alguns clientes. Houve um executivo que mandou entregar à Woolie duas Kawasaki W650S de uma vez, novinhas, para serem customizadas. Já outro, pediu para Woolie refazer completamente uma Ducati de quase R$ 100 mil que havia acabado de retirar da loja.

Moto Grigio
Crédito: Moto Grigio
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Para os clientes que não têm paciência em esperar e querem uma moto com assinatura da Deus, a customizadora fez uma interessante parceria com a Yamaha e lançou a Deus Yard Buit SR400. Uma espécie de “faça você mesmo”, já que Yard Buit quer dizer construído no quintal. A Deus vende em seu site um kit que inclui tanque e paralamas feitos à mão em alumínio, guidão, piscas, bancos, rodas entre outras peças para que você customize sua SR400. Há a opção de comprar o kit com a moto zerinho inclusa, por 10.000 euros ou pedir para que eles montem apenas as peças em sua SR por 5.000 euros, valores equivalentes aR$ 33.660 e R$ 16.830, respectivamente. 

Deus Yard Built SR400
Crédito: Deus Yard Built SR400
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A parceria com a Yamaha também rendeu a criação do kit Deus XJR-X, que customiza uma XJR 1300,e algumas edições limitadas da linha XSR.

Deus XJR-X
Crédito: Deus XJR-X
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QUANDO O AMOR FALA MAIS ALTO

Woolie e Jennings, em declaração ao LA Times, trouxeram à tona um ponto interessante da customização de motocicletas que é pouco abordado. “Perdemos dinheiro em cada moto que a gente faz. As motos são belíssimas, mas o problema é que são muito caras. Não dá para fazer dinheiro construindo motos como essas”, disse Wollie.

Jennings acrescenta que é por isso que ele faz camisetas, caso contrário já teria ido à falência.

Abordaremos mais sobre o mundo da customização de motocicletas, suas glórias e perrengues, nas próximas sextas-feiras em matérias sobre algumas das oficinas de customização mais famosas de Los Angeles. Fique ligado!

 

 Deus Ex Machina
Deus Ex Machina
Legenda: Deus Ex Machina
Crédito: Deus Ex Machina
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