E depois de anos de espera, eis que a Yamaha Ténéré 700 finalmente está a um passo de chegar ao mercado brasileiro. A marca divulgou hoje o preço da moto e o início da pré-venda - será na próxima segunda-feira, dia 31 de março, a partir do meio-dia.
A versão mais recente da Yamaha Ténéré 700 foi apresentada no Salão de Milão (EICMA) de 2024. Uma versão da moto chegou a ser mostrada no festival Interlagos - Motos do ano passado, mas a moto que será vendida por aqui é diferente daquela: mais moderna e equipada.
Sem mais delongas, vamos ao preço: a moto custará R$ 72.990 (mais frete e seguro). Terá garantia de quatro anos e revisões com preços fixos.
Para encomendar a moto, os interessados deverão acessar o site oficial da Yamaha - https://www.yamahamotor.com.br/tenere-700/product/30143 - e fazer a reserva mediante um sinal de R$ 7 mil (pouco menos de 10% do valor total).
Mas as entregas ainda vão demorar um pouco: a produção em Manaus (AM) só começará em agosto, e as primeiras entregas estão previstas para setembro. A Ténéré 700 será vendida nas cores Racing Blue (azul Metálico), Frozen Titanium (cinza fosco) e Sky Blue (azul sólido).
O motor é o conhecido bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689 cm³, que entrega 68,9 cv de potência a 9.000 rpm e 6,6 kgfm de torque a 6.500 rpm. Tem refrigeração líquida, injeção eletrônica, taxa de compressão de 11,5:1 e acelerador eletrônico Yamaha Chip Controlled Throttle (YCC-T).
A bordo, muitos equipamentos e recursos. A Ténéré 700 tem para-brisa, tanque para 16,2 litros, conjunto ótico dianteiro com quatro projetores de de LED individuais embutidos em uma estrutura de alumínio, iluminação full-LED, roda dianteira de 21 polegadas e vão livre de 240 mm de distância
A suspensão dianteira é invertida, ajustável na pré-carga, na compressão e no retorno, e tem 21 cm de curso. Já a suspensão traseira monochoque, que foi desenvolvida para ralis, tem link e ajustes de pré-carga, compressão e retorno. O curso é de 20 cm.
O painel de instrumentos da mais recente versão da Ténéré 700 e um espetáculo à parte. Parece um tablet vertical, tem tela de TFT de 6,3 polegadas e dois "temas". O Explorer é mais adequado ao uso off-road, já que exibe as informações essenciais de forma fácil de consultar. E o Street está mais próximo aos primeiros modelos Ténéré, incorporando um design mais tradicional de estilo analógico.
O display do painel exibe informações como velocidade, conta-giros, nível de combustível, consumo médio, temperatura ambiente e marcha engatada, entre várias outras.
O painel também tem conectividade com smartphone para desbloquear uma série de recursos, como chamadas telefônicas, mensagens, música e navegação "curva-a-curva" pelo aplicativo Y-Connect. Esses recursos são controlados por uma espécie de "joystick" no punho esquerdo. A moto também é equipada com uma tomadinha USB do tipo C, com tampa à prova d'água.
No punho esquerdo, os indicadores de direção foram atualizados com novos recursos: as setas podem ser configuradas para sinalizar três vezes e apagar, ou então sinalizar continuamente por mais tempo e apagar automaticamente.
Na parte eletrônica, a moto tem freios com ABS e controle de tração, que podem ser desligados para a prática do off-road. O ABS, porém, tem três modos: ativo nas duas rodas, ativo apenas na roda dianteira e desligado nas duas rodas.
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