Com justiça ou não, certas motos da Ducati sempre foram comparadas a alguns carros da Ferrari. Pode ser pela mesma origem italiana, ou até pelo design sempre sedutor, mas é certo que a comparação também leva em conta o desempenho arrasador destas motos e dos modelos com o "cavallino rampante" estampado.
Pois a Ducati acaba de lançar no mercado brasileiro um modelo que poderia facilmente ser chamado de "Ferrari das motos": a Panigale V4R. A linha Panigale certamente já é conhecida do caro leitor - motos superesportivas com performance de altíssimo nível, feitas para serem pilotadas por quem entende do riscado.
Pois esta Panigale V4R faz todas as outras comerem poeira. É nada menos que uma moto de corrida homologada para andar nas ruas. Assim, segundo a Ducati, proporciona ao piloto um nível de experimentação absolutamente próximo ao que acontece nas provas mais fortes de motovelocidade.
Em relação às outras Panigale, a V4R tem melhorias no motor, no chassi, aerodinâmica, na eletrônica e na ergonomia - tudo voltado para incrementar seu desempenho. Até a pintura, mais "racing", é diferente.
Mas vanos ao que interessa: segundo a Ducati, o motor Desmocedici Stradale que equipa a V4R atinge 237 cv de potência máxima a 15.500 rpm e 11,8 kgf.m de torque a 12.250 rpm. No entanto, se o comprador instalar um escape de competição e usar um óleo diferente, a potência sobe para incríveis 240,5 cv.
Vale lembrar que a moto pesa 167 quilos. Então, a relação peso/potência inicial é de absurdos 0,7 quilos para cada cavalinho! Mesmo com tanque cheio, óleo e demais fluidos, essa relação peso/potência continua insana.
Se o caro leitor chegou até aqui, então merece saber o preço desse brinquedo tão especial: a moto custa R$ 690 mil! Quem tem verba pra isso e quer ter uma casa deve correr: apenas duas unidades serão vendidas no Brasil. A reserva pode ser feita numa das concessionárias Ducati no país até 30 de outubro, com previsão de entrega para novembro.