Haojue aposta na NK 150 para voltar a crescer

Com preço de R$ 17.597, freio ABS e motor injetado, a nova trail vai enfrentar a Honda NXR 160 Bros e a XTZ 150 Crosser

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Roberto Dutra
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A Haojue já foi a terceira marca de motos mais vendida do país. Mas, nos últimos dois anos, viu suas vendas encolherem e em 2021 não ficou nem entre as "cinco mais". A marca, porém, segue firme no país e agora lança um modelo para tentar pegar embalo novamente e ver suas vendas crescerem: a NK 150, apresentada oficialmente na manhã desta quinta-feira (03/03) em uma live.

Haojue Nk 150 White Scaled
A moto será vendida nas cores vermelha, branca ou preta. O preço inicial é de R$ 17.957, sem frete
Crédito: Divulgação
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Como revelamos aqui em fevereiro, a Haojue NK 150 é uma trail de baixa cilindrada que aposta no visual e nas especificações para roubar uma parte dos compradores das tradicionais best-sellers do segmento - a Honda NXR 160 Bros e a Yamaha XTZ 150 Crosser. A missão é árdua, mas a moto originalmente feita pela Haojue chinesa tem lá seus predicados.

Haojue Nk 150 Lançamento 3
A Haojue investe na proposta mista da NK 150: moto urbana, mas tem pneus de uso misto para o "off"
Crédito: Divulgação
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O visual não impressiona, mas como não foge da receita tradicional das motos do segmento, deve agradar. Tem frente "bicuda", para-lama dianteiro bem alto, sanfonas nas bengalas, farol com moldura na parte de cima, abas de tanque laterais discretas e rabeta elegante - com alças para garupa, bagageiro com proteções de borracha apto a receber um baú e seis ganchos para amarração de bagagens. O mérito do projeto, aí, é não ser ousado demais, o que poderia afastar compradores.

Haojue Nk 150 Lançamento 6
O painel tem telinha de LCD com iluminação de fundo azul e todas as informações vitais
Crédito: Divulgação
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Ao contrário do que sugeriam imagens feitas na fábrica às quais tivemos acesso, o painel de instrumentos não é o mesmo da street DK 150: é mais retangular. Mas tem as mesmas funções - com tela de LCD, exibe velocímetro, conta-giros em barra superior, indicadores de combustível, de nível do óleo, de marcha engatada e de carga da bateria, e os hodômetros total e parcial.

Fora da telinha estão agrupadas as sete luzes-espia - piscas, farol alto, alerta de injeção e neutro, entre outras. No punho esquerdo, a moto traz uma esperta tomadinha USB - a Haojue aposta na venda do modelo para entregadores de aplicativos.

Tomadinha Usb
De olho nos entregadores de aplicativos, a Haojue botou uma tomadinha USB junto ao punho esquerdo
Crédito: Divulgação
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O motor é um monocilíndrico refrigerado a ar e injetado, com 149 cm³, 12 cv de potência a 8.000 rpm e 1,2 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A partida é somente elétrica e o câmbio tem cinco marchas, com secundária obviamente por corrente. A velocidade máxima da NK 150 é de 100 km/h e consumo fica entre 35 e 40 km/l - o tanque leva 12,2 litros, então pode proporcionar uma autonomia bem superior a 400 km, o que é ótimo. Os freios são a disco na frente e a tambor atrás, e um atrativo é o ABS na frente - que a Honda Bros não tem, mas é de série na concorrente Yamaha Crosser.

Motor Nk 150
O motor da NK 150 rende comportados 12 cv de potência com 1,2 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Com 2,07 m de comprimento, 82,5 cm de largura e 1,16m de altura máxima, a NK 150 pesa 139 quilos em ordem de marcha. Tem pneus de uso misto com medidas 90/90 R19 na frente (aro 21 seria melhor, mas isso nem as rivais têm) e 110/90 R17 atrás, e o ótimo vão livre de 24,4 cm. As suspensões são convencionais, com garfos telescópicos e 18 cm de curso na dianteira e monochoque traseiro com 14,8 cm.

A NK 150 tem ABS no freio dianteiro, o que não atrapalha no off-road
Crédito: Divulgação
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Para comparar, a NXR 160 Bros pesa 135 quilos em ordem de marcha, tem motor flex de 162,7 cm³, 14,7 cv a 8.500 rpm e 1,6 kgf.m a 5.500 rpm (com etanol). As suspensões têm cursos de 18 cm na frente e 15 cm atrás, e o vão livre é de 24,7cm.

Já a Crosser 150, com seus 134 quilos em ordem de marcha, também tem motor flex, com 149 cm³, 12,4 cv a 7.500 rpm e 1,3 kgf.m a 6.000 rpm; e cursos de 18 cm (frente) e 16 cm (atrás). O vão livre é de 23,5 cm. As duas têm freio a disco na frente e atrás, e a Crosser tem ABS na roda dianteira (na Bros, é CBS nas duas).

Na traseira, lanterna com formato quase quadrado, e ótimos ganchos para amarrar bagagens
Crédito: Divulgação
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A NK 150 chega com preço sugerido de R$ 17.597, sem frete. Um pouco acima dos praticados pelas rivais - R$ 15.330 para a NXR 160 Bros e R$ 16.190 para a Crosser S (R$ 16.390 na versão Z, que tem para-lama dianteiro mais alto). O primeiro lote sai de Manaus para o centro de distribuição de Jundiaí na primeira quinzena de março, e de lá para as concessionárias na segunda quinzena de março. Curiosamente, esse primeiro lote será todo na cor vermelha - e sem as sanfonas de proteção nas bengalas dianteiras. Em maio chegarão as outras cores - branca e preta - e com os protetores.

O primeiro lote da moto chegará às concessionárias somente na cor vermelha
Crédito: Divulgação
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Embora seja mais cara que as rivais, a Haojue NK 150 chega com os atrativos de ter as mesmas especificações da Crosser, até agora a mais completa, e de provavelmente - pelo menos agora, no início - ser menos visada e ter seguro mais barato. Para muitos compradores, isso pode compensar o valor mais alto e o menor número de concessionários da Haojue, em comparação aos de Honda e Yamaha.

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