A Haojue DK 160 acaba de ser lançada ao mercado brasileiro. A moto vem se juntar à linha da marca no segmento city/street, que já não é pequena - é composta por DK 150, DK 150 FI e DR 160 FI, sem falar na trail NK 150 e nas custom Chopper Road e Master Ride, ambas 150. No fim das contas, todas têm quase a mesma proposta.
A Haojue diz que a moto foi desenvolvida em parceria com sua representante no mercado brasileiro, a JTZ Motors - cujos controladores são os mesmos da Suzuki (leia-se J. Toledo da Amazônia). Mas, exceto por alguns detalhes, é uma moto com um conjunto genérico.
O motor pintado na cor preta é o mesmo da topo de linha DR 160 (que custa R$ 18.996): um monocilíndrico injetado e refrigerado a ar, com 162 cm³ e que rende 15 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 1,4 kgf.m a 6.500 rpm. São números satisfatórios e na mesma faixa dos proporcionados pela líder do mercado Honda CG 160 Titan - e até superiores aos das Yamaha Factor e Fazer 150.
As principais especificações da Haojue DK 160 são convencionais:suspensão dianteira com garfos telescópicos e 13,5 cm de curso, traseira bichoque com 12 cm de curso, freios com disco dianteiro de 24 cm e tambor traseiro assistidos por sistema combinado CBS e iluminação toda com lâmpadas halógenas - os piscas têm charmosas lentes transparentes.
O que a diferencia são luzes de rodagem diurna instaladas na pequena carenagem do farol dianteiro e o tamanho do tanque de combustível, que leva 16,5 litros - maior que o de qualquer concorrente do segmento. As duas rodas têm aros de 18 polegadas nas medidas, com pneus Pirelli Super City nas medidas 80/100 R18 na frete e 100/80 R18 atrás.
Como a Haojue diz que a moto é capaz de fazer até 45 km/l, tem uma autonomia teórica superior a 740 quilômetros, o que é realmente impressionante! A Haojue diz que a medição foi feita em ciclo WMTC, em dinamômetro, que é o padrão no Brasil para todas as marcas.
Já o painel é todo digital com tela de LCD, bem completinho e com tamanho bacana: 10 cm de comprimento por 4 cm de altura. Cavalete central e bagageiro traseiro com práticos ganchsos para amaração de extensores ou redes são outros bons recursos da moto.
Outro barato bem prático é a trava de banco e capacete: vire a chave e o banco pode ser levantado facilmente, sem necessidade de ferramentas ou encaixes complicado.
O câmbio tem cinco marchas com secundária por corrente e a tranamissão tem um detalhe útil: o
pedal de marcha não é fixado diretamente no motor - é com alavanca. Em caso de quedas, isso reduz o risco de quebrar a parte inferior do motor e facilita reparos.
A DK 160 estará nas concessionária Haojue na segunda quinzena de outubro, nas cores vermelha, preta ou azul. O preço de R$ R$ 15.794, que não inclui frete, é superior aos R$ 13.686 da DK 150 e aos R$ 14.398 da DK 150 FI, mas inferior aos R$ 18.996 da DR 160 FI. Em relação à concorrência, há pouca diferença para os R$ 15.060 cobrados pela Honda CG 160 Titan e para os R$ 15.190 da Yamaha Fazer 150 UBS.