A Haojue vai mesmo ampliar suas fileiras no mercado brasileiro. A próxima da lista será a custom TR 150, que recebe essa denominação nos mercados asiáticos mas aqui deverá ter o pomposo nome de Haojue Master Ride.
Segundo apuramos junto a fontes ligadas à Haojue, inicialmente a moto chegaria em meados de abril. Mas atrasos em decorrência da pandemia mundial de covid-19 adiaram um pouco os planos. No entanto, nossa fonte afirmou que o primeiro lote já está pronto para embarque na China.
Se forem somados os tempos de transporte marítimo, liberação no porto brasileiro, montagem em Manaus, entregas em Jundiaí (SP) - sede da empresa - e distribuição para os concessionários, a previsão agora é para junho.
A TR 150 Master Ride é uma custom com o mesmo motor da nossa já conhecida Chopper Road 150, que - de certa forma - veio para ocupar o lugar deixado pela saudosa Suzuki Intruder 125. Esta, para quem não lembra, chegou aqui em 2002 e durou até 2016.
Explicamos: a Intruder 125 era vendida por aqui com a marca Suzuki, mas sua origem era chinesa. Era originalmente fabricada pela Haojue, com o nome de GN125, e depois montada no Brasil. E ainda hoje essa moto existe por lá, mas com a designação HJ 125-8, em duas versões, Star e Extra (esta última mais próxima da nossa Intruder 125).
Algum tempo atrás, a J. Toledo da Amazônia, que representa a Suzuki no Brasil, deixou de vender modelos de baixa cilindrada no país e passou a focar nas médias e grandes. Paralelamente, criou a JTZ Indústria e Comércio de Motos para vender as motos da Haojue e, nesse caso, focar no mercado de baixa cilindrada.
A Haojue lançou a Chopper Road 150 no Brasil e colheu bons frutos: logo de cara houve fila para comprar a moto e, ainda hoje, tem boa saída. Então, reforçar esse front faz sentido. Aliás, vale dizer: pelo menos em princípio, a Chopper Road 150 não sai de linha.
Estranho é o fato de a marca ter optado por um modelo relativamente semelhante. A Master Rider tem porte um pouco maior e acabamento aparentemente superior, mas usa o mesmo motor monocilíndrico refrigerado a ar e carburado, com modestos 11 cv de potência a 8.000 rpm e 1,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm. E isso para uma moto de 149 quilos - a simpática Chopper Road 150 tem 130 quilos de peso e seu desempenho é, no máximo, esforçado.
Além disso, as duas inevitavelmente terão preços próximos. A Chopper Road custa hoje R$ 10.790. A Master Ride deverá ficar em torno dos R$ 14 mil, no máximo, porque tem quitutes como bancos separados para piloto e garupa, rodas de liga leve com desenho exclusivo, baús laterais de fibra e um acabamento geral melhor.
Surpreende, então, que a Haojue não tenha escolhido esperar mais um pouco para lançar por aqui a TR 300, uma custom maior que está para sair do forno e que usará o mesmo motor da esportiva DR 300, um bicilíndrico de 298 cm³ com injeção, refrigeração líquida, 30 cv a 8.500 rpm e 2,8 kgf.m aos 6.500 rpm. Moderna, ela inclusive é vendida em alguns países como Suzuki GSX-S300.
Apesar de naturalmente ser mais cara, faria mais sentido já que no mercado brasileiro de motos custom há um "buraco" nessa faixa de cilindrada - atualmente o segmento pula da Chopper Road 150 para a Kawasaki Vulcan 650 S, de R$ 36 mil. Não por acaso está para chegar, até maio, a Royal Enfield Meteor 350, que vai reinar ali sozinha com um preço beirando os R$ 20 mil. Além dela, palpites "internéticos" sugerem a vinda da Honda H´Ness/RS 350, recém-lançada na Índia (que não é exatamente uma custom, mas brigaria nessa faixa). A vida desta, contudo, é muito remota.
Sendo assim, fiquemos à espera da TR 150 Master Ride. Freio dianteiro a disco e traseiro a tambor, câmbio de cinco marchas, pneus 90/90 R18 na frente e 110/90 R16 atrás, partida elétrica e por quique, tanque para 11,5 litros e comprimento total de 2,10 m são as outras principais especificações dessa chinesa, que provavelmente terá seu público mas dificilmente será encantadora - até porque tem certos "excessos", como o prolongamento do para-lama traseiro e o guidom alto.