A Haojue está com a corda toda. Pouco depois de apresentar ao mundo a versão de produção da custom de baixa/média cilindrada TR 300, que mostramos aqui, a marca chinesa acaba de revelar mais um modelo: a XCR 300, uma espécie de crossover com design agressivo que vai completar a linha de "trezentas" da marca - composta pela própria TR 300 e pela naked DR 300, que foi lançada no ano passado. A moto estreou oficialmente na 19ª China International Motorcycle Expo, em Chongqing,
Assim como suas irmãs, a XCR 300 tem motor bicilíndrico de 298 cm³ injetado e refrigerado a água, que rende 29,2 cv de potência a 8.500 rpm de torque de 2,8 kgf.m a 6.500 rpm. São bons números dentro da proposta da moto, embora distantes, por exemplo, dos apresentados por uma Kawasaki Versys-X 300, cujo bicilíndrico chega a 40 cv de potência.
Mas a chinesa tem lá seus baratos, como tanque para 16 litros de combustível, painel todo digital bonito e bem completo e até carregador USB. O resto do conjunto mecânico também é interessante: a suspensão dianteira é composta por garfos Kayaba japoneses invertidos e pintados na cor dourada, a traseira é monochoque com sete ajustes, o câmbio tem seis marchas, as rodas são de liga leve, os dois freios são a disco com ABS fornecido pela Bosch e os pneus são Pirelli Diablo Rosso III.
O design é muito bem resolvido e lembra um pouco o da conhecida Yamaha Tracer GT 900. Principalmente na frente, onde vemos um pequena para-brisa e dois faróis afilados com jeito invocado embutidos em uma moldura grande e bem aerodinâmica.
Mais atrás, o tanque tem uma leve curvatura para o alto, que transmite sensação de volume e suas abas laterais são discretas, enquanto que a rabeta segue o bom gosto - é curtinha e com suporte de placa "suspenso" lá atrás, como em motos de maior cilindrada. Os dois escape, um de cala lado, também são curtinhos e apontados para cima, o que dá um toque de esportividade à moto.
A Haojue XCR 300 acabou de ser revelada na China e naturalmente não há nada definido sobre uma eventual vinda para o Brasil. Mas é algo que não podemos descartar se seguirmos algumas lógicas. Primeiro, a Haojue tem colhido bons resultados por aqui e, por isso, tem aumentado sua linha paulatinamente - lançou recentemente a custom TR 150 Master Ride.
Além disso, a própria custom TR 300 foi muito bem recebida nas redes sociais dos brasileiros, até com um certo clamor para sua vinda.
E, sim, a custom TR 300 deverá ser vendida no Brasil, já que o segmento custom é carente de opções e quem aposta nele, como a Royal Enfield com a Meteor 350, vê fila na porta - a espera em algumas concessionárias já chega a 120 dias.
Assim, a TR 300 deverá vir para brigar com a Meteor e sua chegada abre as portas para a XCR 300, que usa o mesmo motor e vários outros componentes - o que facilita a logística de montagem local e pós-venda. Então, a vinda da XCR 300 para o mercado brasileiro não é uma aposta equivocada. A conferir!