Harley-Davidson: as novidades da linha 2024

Street Glide e Road Glide têm novo design polêmico e aprimoramentos mecânicos, e surge a agressiva Road Glide ST CVO

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Roberto Dutra
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A Harley-Davidson apresentou hoje suas novidades para a linha 2024 e as principais atrações são as renovadas Street Glide e Road Glide. Além delas, a marca também lançou a Road Glide ST CVO - versão preparada pela divisão Custom Vehicles Operation (CVO). As três devem chegar ao mercado brasileiro ainda este ano.

Harley Davidson Road Glide 2024 1
A Road Glide 2024 rompe com uma certa tradição visual e aposta no visual futurista10
Crédito: Divulgação
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A novas Street Glide e a Road Glide surgem com design bem modificado, que promete polêmica. Mas, para além da estética, a Harley-Davidson diz que o novo design das carenagens frontais melhorou a aerodinâmica das motos e reduz o desconforto causado por vibrações em altas velocidades em 60%, em média.

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Essa é a nova frente da Road Glide. Os fãs do duplo farol da versão anterior vão sentir saudades...
Crédito: Divulgação
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A Street Glide agora tem carenagem mais baixa e larga e o farol é quase quadrado, coadjuvado por dois filetes que fazem a função de luzes de rodagem diurnas. Mais exótico ainda é o novo conjunto ótico da Road Glide, cuja principal atração sempre foi justamente... a frente "tubarão" com farol duplo. Será que os fãs vão gostar? Não sei não...

O motor da Road Glide ainda é o ME-117, mas aprimorado. Agora são 106 cv e 17 kgf.m
Crédito: Divulgação
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Motor ME-117 foi aprimorado

As duas mantiveram o motor Milwaukee-Eight de 117 polegadas cúbicas (equivalente a 1.923 cm³) que já usavam antes, mas que foi aprimorado com um novo sistema de refrigeração. O objetivo foi melhorar o conforto térmico para o piloto - leia-se reduzir o calor emitido pelo motor - e melhorar os fluxos de admissão e escape para otimizar o desempenho. A potência subiu de 102 cv para 106 cv e o torque, de 17 kgf.m para 17,9 kgf.m

A visão do piloto na nova Road Glide: painel com telona de TFT, alto-falantes e para-brisa baixinho
Crédito: Divulgação
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Para completar, as duas têm novo sistema de infotainment, que opcionalmente pode ser gerido pelo moderno sistema operacional Skyline. O conjunto padrão inclui tela de TFT colorida, sensível ao toque e de 12,3 polegadas, que substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos interruptores, e sistema de áudio com novo amplificador de 200 Watts.

Vista de perfil, a nova Street Glide 2024 parece menos encorpada que as versões anteriores
Crédito: Divulgação
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As duas também têm quatro modos de pilotagem - Road, Sport, Rain e Custom. Outras novidades são o aumento do curso da suspensão traseira em 7,6cm e o assento em peça única e materiais mais acolchoados, que melhoram o conforto de piloto e garupa nas viagens de longa distância

A nova frente da Street Glide 2024: farol quase quadrado e filetes de DRL
Crédito: Divulgação
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A Road Glide ST CVO

A Road Glide ST CVO foi criada para comemorar os 25 anos de existência da divisão CVO. A marca diz que é a bagger mais rápida, veloz e sofisticada que já produziu. Com banco solo bem cavado e riser de seis polegadas sustentando o novo guidão, pretende  botar o piloto em uma posição agressiva e ereta, com "estilo custom californiano".

A moto que virá para o Brasil terá pintura premium Raven Metallic (predominantemente preta) com detalhes pintados Screamin' Eagle nas laterais da carenagem e no tanque de combustível. Tudo inspirado nas motos Screamin' Eagle da Harley-Davidson que competiram na série MotoAmerica Mission King of the Baggers. Lá fora, a Road Glide ST CVO também terá uma opção com pintura Golden White Pearl - branca -, mas esta não virá para cá.

A Harley-Davidson diz que o motor da Road GLide ST CVO é o mais brabo já feito pela marca
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A moto é empurrada pelo mesmo motor da família Milwaukee-Eight, mas com 121 polegadas cúbicas (1.977 cm³). Entrega nada menos que 128 cv de potência e 20 kgf.m de torque - é a maior potência e o maior torque disponíveis em um motor instalado em uma Harley-Davidson de produção seriada. A transmissão tem seis marchas, mas com escalonamento diferenciado para proporcionar acelerações mais fortes em médias rotações.

A moto ainda tem abafadores de escape com carcaças de titânio e tampas finais de fibra de carbono forjada, para-lama dianteiro, capa do banco e console do tanque em fibra de carbono, reservatório de óleo feito em um compósito leve, e rodas e discos de freio dianteiros com design "ondulado" que reduzem o peso não suspenso. O peso a seco, aliás, é de 363 quilos.

A Road Glide ST CVO virá para o Brasil na cor preta, mas lá fora também haverá essa branca
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A Road Glide ST CVO também tem suspensões dianteira e traseira totalmente ajustáveis, sendo a dianteira invertida e a traseira com amortecedores Showa e reservatórios externos (piggy-back). As especificações de alto nível são complementadas pelos freios Brembo e pelos vários modos de pilotagem - Road, Sport, Track, Track Plus e Rain, além de modos personalizáveis.

A moto também usa o novo sistema de infotainment, mas o sistema operacional Skyline é de série. A tela também é colorida, sensível ao toque e substitui todos os instrumentos analógicos e a maioria dos interruptores. E o sistema de áudio é mais potente - amplificador de 500 Watts e alto-falantes Rockford Fosgate Stage II de 6,5 polegadas na carenagem.

A Pan America também foi fuçada pela CVO, mas só na parte estética. Ficou bem legal!
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Pan America em versão CVO

Outra moto que também ganhou uma versão fuçada pela CVO foi a big trail Pan America. Permanece equipada com o conhecido motor Revolution Max de 1.252 cm³, que lá nos Estados Unidos entrega 152 cv e 13 kgf.m de torque, a moto ganhou apenas uma mexida estética: na versão CVO, exibe uma combinação de cores vibrantes - vermelha, preta e o "Number 1" nas laterais da capa do tanque, além de quitutes como faróis auxiliares, protetores laterais pintados na cor vermelha e trio de baús traseiro da própria CVO. Ficou legal, mas infelizmente não virá para o Brasil.

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