Harley-Davidson Bronx: um projeto em extinção

Naked chegaria este ano com a Pan America, mas ambas foram adiadas para 2021. Agora, só a big trail está nos planos

  1. Home
  2. Motos
  3. Harley-Davidson Bronx: um projeto em extinção
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Harley atualizou sua nova estratégia de negócios chamada de Rewire. Essa atualização chama a atenção não pelo que diz, mas sim pelo que não diz. Se incluiu um novo release sobre a Pan America 1.250, que a marca pretende lançar em 2021 (e que não trouxe nenhuma novidade), ignorou solenemente a naked Bronx 975, que até bem pouco tempo também estava nos planos da marca.

Com isso, temos mais uma pista de que a Bronx não deve mesmo se tornar modelo de produção. A Harley, discretamente, tirou todas as menções à moto de seu site americano. Na parte que fala de "futuros veículos", ela já não aparece mais. Além disso, a página que mostrava detalhes da naked também foi tirada do ar, assim como um release na área destinada à imprensa.

Tudo isso faz mais sentido ainda quando lembramos que, recentemente, o novo CEO da Harley-Davidson, Jochen Zeitz, disse - durante coletiva de imprensa nos EUA - que a Pan America seria o foco da marca para o ano que vem e não mencionou nada sobre a Bronx.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

"A adventure-touring será nosso foco e outras decisões relacionadas à linha de produtos serão reveladas no devido tempo. Então, não podemos nem queremos falar sobre isso agora", afirmou o executivo, quando questionado sobre a Bronx.

Harley Davidson Pan America 1
Pan America: Harley-Davidson vai focar em sua primeira adventure-touring
Crédito: Divulgação
toggle button

Poucos dias atrás, o prestigioso site americano Motorcycle.com perguntou à Harley sobre o destino da Bronx e obteve uma resposta ainda evasiva, mas que reforçou que o projeto deve mesmo ser a gaveta: "O foco imediato da Harley-Davidson em 2021 será o lançamento da Pan America, sua primeira adventure-touring. Então, não vamos lançar a streetfighter Bronx no ano que vem".

Alguma demora na estreia da Bronx já era esperada. Mas, agora, a questão é se a moto será mesmo lançada algum dia - e tudo indica que não. Se fosse apenas um atraso, não haveria motivos para a Harley tirar todas as informações sobre a moto do seu site - bastaria mudar o texto de "chegando em 2021" para "chegando em breve", ou algo assim.

Ao que parece, a Bronx vai terminar no museu da Harley, ao lado de outros protótipos que nunca viraram modelos de série - caso da exótica Nova V-4. Do lado de cá do balcão, no mundo real e não no dos acionistas, a ausência da Bronx será sentida. Afinal, a linha Sportster está no fim da vida e a Harley logo precisará de uma moto média urbana.

Sem a Bronx, a ideia de uma "Sportster nova geração" ganha força. E, também, a chance de ela vir a usar o motor da Bronx - o novo Revolution V2, na configuração com 975 cm³ (a outra é a de 1.250 cm³, que será usada na Pan America). A conferir.

Harley-Davidson Bronx 975: streetfighter, pelo visto, vai virar peça de museu
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório