O canal de notícias da Webmotors

Harley-Davidson Low Rider ganha versão "El Diablo"

Inspirada na FXRT dos anos 80, moto faz parte da série especial Icons de edições limitadas - serão apenas 1.500 unidades

por Roberto Dutra

A Harley-Davidson lança uma nova versão para a Low Rider. Batizada de FXRST Low Rider El Diablo, a moto é parte da série especial Icons ("ícones", em inglês"), que cria séries limitadas para modelos de produção. O WM1 antecipou esse lançamento no início do ano.
Desta forma, a El Diablo se junta ao primeiro modelo criado para a série especial - a lindíssima Electra Glide Revival, lançada em abril de 2021 e que mostramos aqui

Harley-Davidson Low Rider El Diablo

A marca pretende lançar uma ou duas "Icons" por ano, no máximo, sempre com produção limitada. A Electra Glide Revival teve apenas 1.500 unidades produzidas, mesmo volume previsto para esta Low Rider El Diablo.
A El Diablo é, na prática, uma versão da Low Rider ST, que foi lançada no início deste ano. Mas a origem de ambas vem de bem antes: a ST foi inspirada no modelo FXRT dos anos 80.
Na época, a FXRT tinha uma opção pintada na cor vermelha, que ganhou o apelido de "El Diablo" - o caro leitor pode conferir na imagem abaixo. Somando uma e outra, nasceu a nova série especial.

Os principais diferenciais da El Diablo em relação à Low Rider "standard" são uma semi-caneragem dianteira e os baús laterais de fibra - que, por sinal, são bem parecidos com os que eram usados pela Sport Glide (modelo que saiu de linha nos Estados Unidos, mas ainda é vendido no Brasil). Mas não é só isso.

Com o perdão do trocadilho, a pintura endiabrada também é radicalmente diferente. Na ST, só estão disponíveis as opções preta ou cinza.
Na El Diabo, o tom vermelho-sangue faz a moto crescer e, ainda por cima, há lindos detalhes como filetes dourados e um tom vermelho mais claro em algumas áreas da semi-carenagem e nas laterais dos baús e do tanque. O nome da combinação é "El Diablo Bright Red and El Diablo Dark Red Metallic Fade".

No tanque, aliás, a inscrição "Harley-Davidson" aparece em grafia clássica retrô, com chifres de diabinho nas letras "H" e "N" e, como se não bastasse, um rabinho com ponta triangular prolongando a letra "D". Será que vai causar polêmica? Sim, óbvio ou claro?
Outras particularidades desta versão são as inscrições "Icons Collection Limited Edition" sobre o tanque e "El Diablo" no acabamento fosco sobre a mesma peça - ali também vai a numeração parcial/total da moto (na imagem, a 0001 de 1.500).

O motor é o mesmo da Low Rider ST: o forçudo V2 de 117 polegadas cúbicas (1.923 cm³) que produz 103 cv de potência a 4.750 rpm e torque de 17,2 kgf.m a 3.500 rpm. Lá nos Estados Unidos esse motor substituiu, na linha Low Rider, o "114" (de 1.870 cm³), que rendia 90 cv e 16,4 kgf.m - conforme antecipamos aqui.
Junto com o novo motor, veio um filtro de ar redesenhado, semelhante ao usado em um kit Screamin' Eagle do catálogo de acessórios da Harley-Davidson. A mesma peça é usada na El Diablo.
A Harley-Davidson FXRST Low Rider El Diablo é vendida nos Estados Unidos por US$ 28.000, bem acima dos US$ 21.750 da Low Rider ST "normal". A exclusividade tem preço, não é?

Outra série especial

E quem gosta de séries especiais, ainda mais da marca norte-americana, também deve conferir as curiosas versões Enthusiast Collection criadas para os modelos Pan America e Tri Glide (o triciclo da Harley).

Conforme mostramos aqui, os dois foram criados para homenagear os integrantes do exército americano e, por isso, têm pintura de inspiração militar - inclusive a tradicional estrela de cinco pontas estampada nos tanques de combustível. Vale conferir!

Comentários

Carregar mais