A Harley-Davidson já divulgou sua linha 2022 nos Estados Unidos conforme publicamos aqui. Mas a Low Rider S não constava na lista embora seja uma moto relativamente nova - foi lançada em 2019.
Estranhamos a ausência, mas lembramos que a marca prometeu um "lançamento" para o próximo dia 26 de janeiro sob o slogan "Further. Faster" - que, em inglês, em tradução livre, quer dizer "ainda mais rápido".
Levantamos, então, a hipótese de que a novidade do próximo dia 26 fosse justamente a própria Low Rider S em versão atualizada, o que faria bastante sentido por se tratar de uma moto ainda com muita estrada pela frente.
Pois bem: lá do outro lado do mundo, na Tailândia, um concessionário divulgou sua tabela de preços e algumas imagens que parecem confirmar essa ideia: na tabela já consta a Low Rider S (ao preço de 1.048.000 Baths tailandeses, algo em torno de R$ 175.600), e também uma imagem da moto.
Aparentemente não houve mudanças estéticas, mas o "coração" do modelo mudou: saiu o motor de 114 polegadas cúbicas (1.870 cm³) e entrou em seu lugar o de 117 polegadas cúbicas (1.923 cm³).
A potência da moto, que já era um canhão e tinha desempenho bastante arisco - confira aqui nossa mais recente avaliação com a Harley-Davidson Low Rider S aqui - passou de 90 cv para 103 cv a 4.750 rpm, com torque de 17,2 kgf.m a 3.500 rpm (antes, eram 16,4 kgf.m a 3.000 rpm). Junto com o novo motor, veio um filtro de ar redesenhado, semelhante ao usado em um kit Screamin' Eagle do catálogo de acessórios da Harley-Davidson.
A notícia foi dada em primeira mão por Dan Morel, um médico oncologista que mora em Santos (SP)e que está sempre por dentro das novidades da marca. E foi confirmada também pelo site alemão www.harleysite.de, que só fala de Harley-Davidson e que confirmou, lá na terra do chucrute, com o Portal de Serviços e Informações da Harley-Davidson, que a FXLRS (sigla da Low Rider S) efetivamente está na linha 2022.
Mas há mais novidades: na suspensão traseira, o monochoque passa a ter curso mais longo, passou de 8,6 cm para 11,1 cm. Com isso, o banco do piloto ficou mais alto, e passou de 69 cm de altura em relação ao solo para 71 cm.
Por fim, a moto terá um novo painel de instrumentos, montado sobre o guidão, e não mais em cima do tanque. Os dois relógios analógicos, com velocímetro e conta-giros, são substituídos por um único mostrador de quatro polegadas com o conta-giros ainda analógico e um novo velocímetro digital. De resto, quase tudo parece ser igual: quadro, freios a disco e suspensões dianteiras invertidas.
Mas não acabou aí. Uma outra imagem que circula pelas redes sociais, ainda mais curiosa, mostra o que seria uma nova versão da Low Rider S - uma Touring Edition. Com baixa qualidade, a foto mostra a moto com uma carenagem dianteira parcial que remete à da grandona Road Glide - mas com o farol redondo, o que lembra a FXRT Sport Glide dos anos 80 - e bolsas laterais traseiras similares às da Sport Glide, que teve vida curta e saiu de linha justamente neste início de ano. Ou seja, no fim das contas, parece que a Low Rider S terá duas versões na linha 2022.
Vale dizer que, até agora, o motor 117 - o maior feito pela Harley atualmente - era reservado apenas aos modelos com preparação da Custom Vehicles Operations (CVO), uma divisão da fábrica. Isso pode revelar que, a médio prazo, as CVOs passarão a ter motores ainda maiores.
Como a nova linha CVO também será mostrada no próximo dia 26, é provável que os motores com 122 (1.999 cm³) e 131 polegadas cúbicas (2.146 cm³) passem a se tornar mais comuns nas fileiras da marca. Estes só eram disponíveis até agora nos kits de preparação Screaming´Eagle Stage III e IV.
A Low Rider S 2022 será vendida nas cores preta e cinza, e deverá chegar normalmente ao mercado brasileiro, onde é regularmente vendida. Isso lá pelo início do segundo semestre, no máximo.